sexta-feira, 18 de setembro de 2020

BORA CONVERSAR? Programa debateu os 30 anos do ECA e o Projeto PETECA


*Por Victória Ellen

     O Blog do Farias Júnior realizou uma edição especial do programa Bora Conversar? A edição desta quinta-feira (17), debateu os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente. Com a participação de convidados que fazem a diferença em defesa do ECA, o programa teve a interação de internautas de vários estados do Brasil, na maioria professores, diretores de escolas e defensores da causa. 

     "Defendo que a internet precisa oferecer cada vez mais, conteúdos de qualidade, que possam suscitar questionamentos e gerar atitudes positivas. Quando a Cristiane Martins (coordenadora do PETECA em Brejo Santo) me trouxe essa proposta, de realizarmos um programa especial, de imediato colocamos a estrutura do Blog a disposição." Afirmou Farias Júnior.

      Jacqueline Braga, secretária da Educação Básica do município, lembrou os desafios e a comemoração dos 30 anos do ECA, em sua fala, disse que "é preciso repensarmos as políticas  públicas em torno das crianças e adolescentes, e lutar para que estes sejam felizes e amados". O professor Adriano Evangelista, também relembrou do momento festivo em comemoração dos 30 anos do ECA.

     Os jovens Anna Luiza e Pedro Henrique foram os convidados especiais dessa edição.

     A escritora Anna Luíza Calixto, iniciou sua fala citando uma famosa frase do educador Paulo Freire, "não há saber maior nem menor, há saberes diferentes" e nela embasou parte do seu discurso. Anna Luiza é escritora infantil, palestrante e fundadora do projeto "Os Cinco Passos", uma ferramenta de cidadania itinerante, que busca levar as pautas dos direitos humanos para as salas de aula de 14 estados brasileiros em caráter prático, lúdico, pedagógico, preventivo, combativo e mapeador de violações de direitos.


     Quando questionados pelo jornalista Farias Júnior, sobre quais os principais avanços ao longo destes 30 anos do ECA, Anna Luiza e Pedro Henrique responderam:

     Anna Luiza, lembrou que as três décadas do ECA, são de doutrina e proteção integral para as crianças e adolescentes, e essa doutrina veio para romper todos os retrocessos que se amarram a paradigmas colocando a criança e adolescente na visão de menor. Ressaltou que o Brasil é signatário do pacto internacional das Nações Unidas de vedação ao retrocesso social, e que a pandemia agrava ainda mais as violações dos direitos dos menores. Finalizou essa primeira parte da sua fala, afirmando que "contar a história do ECA é contar a história de  muitos desafios", que "crianças e adolescentes são o presente e não o futuro de uma nação que os espera crescer para ouvir suas vozes."

     Pedro Henrique que é ativista e representante do núcleo de cidadania dos adolescentes-selo Unicef, disse que "infelizmente ainda vivemos um retrocesso, e existem 2.4 milhões de crianças e adolescentes vítimas do trabalho infantil". Pedro enfatizou que "é preciso respeitar cada fase da vida, e não adianta ter política pública de fachada, a porta para o progresso é a educação", afirmou também que "falta investimento e o sistema negligencia os direitos dos menores".

      Clique no vídeo abaixo para assistir o programa na íntegra.  

*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior.