terça-feira, 29 de setembro de 2020

Ceará registra mais de 700 focos de queimadas em 2020

Foto: Demitri Túlio/O POVO

Por: Victória Ellen

Em 2020 o estado do Ceará já registrou mais de 700 focos de queimadas, só no mês de setembro foram 383, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Na região Nordeste já são 18.766 registros, o estado nordestino que apresenta maiores índices é o Maranhão com 9.499 registros de queimadas. 


No Ceará, o governo já decretou emergência ambiental para combater incêndios até 2021


No Diário Oficial do Estado no dia 22 de julho, o governador Camilo Santana decretou estado de emergência ambiental no Ceará devido ao maior risco de incêndios florestais e queimadas, no período compreendido entre os meses de julho de 2020 a janeiro de 2021. Com o decreto, a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) fica autorizada a contratar brigadistas ambientais nas unidades de conservação estaduais.


Políticas preventivas

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) coordena, desde 2004, o Programa de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais (PREVINA) cujo objetivo é subsidiar o governo na formulação de políticas públicas de promoção e desenvolvimento de ações, contribuindo efetivamente para o planejamento e a utilização de estratégias de prevenção, monitoramento, controle de queimadas e combate aos incêndios florestais no âmbito estadual.


O estado coordena por meio da Secretaria do Meio Ambiente, a FESTA ANUAL DAS ÁRVORES. Em parceria com os municípios cearenses, ONG’s, universidades, escolas, movimentos ambientalistas e entidades privadas, são realizadas diversas ações de educação ambiental em todo o estado com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta. Em cada ano, é escolhido um tema para direcionar os trabalhos da Festa Anual das Árvores.


*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará #QueimadasnoCeará