domingo, 6 de setembro de 2020

Cearenses participam de estudo que comprova ineficácia da azitromicina.

Pacientes em estado grave internados em três hospitais do Ceará, sendo dois privados e um público, foram investigados no mais recente estudo nacional sobre uso do antibiótico azitromicina para tratar a Covid-19. A pesquisa foi publicada sexta-feira (4) na revista The Lancet, um dos principais periódicos científicos do mundo.

Ela é uma iniciativa da Coalizão Covid-19 Brasil, um consórcio formado por oito organizações de saúde do Sul e Sudeste do país, e envolve centros de pesquisas em outras regiões. No total, 397 pessoas foram analisadas neste ensaio clínico.

No Ceará, o estudo que constatou a ineficácia do medicamento para tratar a doença teve pacientes do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha; do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, em Fortaleza; e do Hospital Unimed Cariri, em Juazeiro do Norte.

A Coalizão Covid-19 Brasil, é composta por o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital do Coração (HCor), o Hospital Sírio Libanês, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, a Beneficência Portuguesa de São Paulo, a Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) e a Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

Ao longo da pandemia, a Coalizão tem feito parcerias com outros hospitais e centros de pesquisas em diversos estados do país para conduzir pesquisas de abrangência nacional.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.
Para ler a matéria original, clique aqui.