sexta-feira, 25 de setembro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Dr. Wíder Landim.



Dr. Wíder Landim.






Hoje queremos homenagear na nossa história cotidiana um das mais ilustres personalidades de nossa cidade, seja como cidadão, médico e principalmente como ser humano: Dr Wider Landim.  Parabéns pelo seu aniversário, pela sua trajetória de vida, de serviço e doação na vida e na saúde do nosso povo. Deus lhe conceda luz e sabedoria para seguir com sua vida pautada de paz com seus familiares e amigos.

Escrever sobre alguém tão importante na nossa história é mais que uma honra e registrar fatos que estão entrelaçados a história da cidade. Sempre nutri uma admiração pela pessoa aqui hoje homenageada, e trago assim a citação de Agnes Heller (1991): “A vida cotidiana é o conjunto de atividades que caracterizam a reprodução dos homens singulares, os quais, por sua vez, criam a possibilidade de reprodução social”. De fato, Dr. Francisco Wider Lucena Landim, cria essa possibilidade da reprodução política e social ao longo na nossa história cotidiana. Assim, com a perspectiva da História do Cotidiano, a História se torna mais acessível aos que fazem a cidade e ao conhecimento posterior A História do Cotidiano torna-se uma das correntes mais assumidas e preocupada com uma história social capaz de redimensionar a visão política.











No dia 15 de agosto de 2019, fui muito bem recepcionada por Dr. Francisco Wider Lucena Landim. Nasceu no dia 24 de setembro do ano de 1960, filho do casal Ivan Leite Landim (in memoriam) e Dona Terezinha Lucena Landim, tendo como irmãos: Wellington (médico, ex-prefeito de Brejo Santo e ex-deputado por cinco mandatos), Welinadja (ortodontista), Welilvan (cirurgião e atual diretor do hospital geral de Brejo Santo), Werbert (anestesista), Teresa (farmacêutica e atual Prefeita de Brejo Santo), Wergila ultrassonografia), Ivan Junior (comerciante).



Dr.Wider casou-se no ano de 1988 com a Dra. Elaine Bringel Landim, Médica Pediatra Pediatra com a qual tem três filhos: Danilo Bringel Landim (ultrassonografista - médico especialista em ultrassonografia), Wider Lucena Landim Filho (médico, concluindo residência em Radiologia em Recife/PE), Felipe Bringel Landim (médico, fazendo residência Clinicas Médica em São Paulo).


Começo o diálogo que por sinal muito agradável, em que Dr.Wider descreve um pouco da sua infância: “Tive uma infância extremamente tranquila, que na nossa época nós éramos felizes e não sabia. Digo isso, porque hoje como pediatra, tenho convicção do que digo, pois vendo meus pacientes hoje e como são as atividades lúdicas deles, tenho certeza que na nossa época era infinitamente melhor e digo isso por que apesar de toda tecnologia que existe hoje, vamos dizer assim, tudo era muito mais valorizado”. Ele revela que sua infância foi igual a todas as outras muito feliz tem sentimento que curtiu enquanto criança. 

No que se refere ao tempo de estudante, Dr. Wider revela que gostava de estudar e que já ao cursar a alfabetização foi conduzido ao primário (hoje ensino fundamental), na época primeiro ano. Recorda que estudou a Alfabetização na Escola José Matias Sampaio e que sua professora foi Nailê, a esposa do gerente do BIC o Sr. Zé Ferreira. Estudou também na escola Joaquim Gomes Basílio, escola pública e recorda alguns professores como Vanda Alves e Vilaní Alves, cursou até o 3º ano. Estudou ainda na escola José Matias Sampaio e na Escola Balbina Viana Arrais do curso Admissão até a 8ª série. Mas além de estudar, brincava e ajudava seu pai na Farmácia: “papai sempre teve essa preocupação e sempre nos levou. Era o turno completo, estudava, ajudava e ainda tinha tempo pra brincar, por que isso ele nunca proibiu”. Dr. Wider revela outro lado de sua vida em que sempre ajudou seu pai, todo o tempo em que esteve aqui, tinha esse horário na farmácia por exigência dele (seu pai), este os pagava, mas com uma condição “agora é só abrir uma poupança”, no antigo Banco BIC (Banco de Crédito Comercial), onde o Gerente era Zé Ferreira, e assim Sr. Ivan dizia que não podia gastar tinha que depositar. Esse empreendimento ocorreu até os 14 anos, depois aos 15 anos foi o período em que Dr. Wider foi estudar em Fortaleza no Colégio Farias Brito, escola privada, para cursar o cientifico, mas quando chegava de férias ia ajudar na farmácia. Mas existe algo que me chamou atenção, foi quando Dr. Wider diz com orgulho: “Montei muita televisão”. Sr. Ivan vendia Televisão e Dr. Wider ia com Sr. Pedro Algaroba, o qual morava com seu avô João Landim: “Ele colocava a antena em cima da casa e eu fazia a instalação, botava pra funcionar, fiz muito isso”. Na época ainda, revela que fabricou antena também, bem como medicamentos, elixir paregóricos nos vidros pequeninos, em que se vendia. Todas as atividades da farmácia seu pai sempre os colocava pra fazer e isso rendeu um imenso aprendizado, com tudo isso conseguiu o tino administrativo. O pai confiava no trabalho e certa vez Sr. Ivan precisou viajar com Dona Terezinha a cidade de São Paulo pra levar Ivan Junior e este fazer um tratamento. A farmácia deixou aos cuidados da Tia Irene e dele. Deixou cheques assinados, assim eles compravam e faziam pagamentos, e era muito bom. Outra confiança adquirida foi a de dirigir, apesar de hoje ser uma contravenção (direção de menor). Dr. Wider dirigia até Milagres, cidade onde Sr. Ivan também possuía uma farmácia. No período de férias muitas vezes com Dr. Welilvan aos sábados ajudavam o tio que se chamava Clodoaldo, que gerenciava a farmácia de Milagres, e nesse período muitas vezes iam no ônibus de Zé Lacerda, retornavam no final da tarde de carona ou o pai ia buscá-los. Existem muitas lembranças que permeiam, principalmente os primeiros passos de aprender a administrar deve ao pai, um ensinamento que perdurará por toda vida.

Dr. Wider um jovem dotado de dons, cursa o científico e ao término presta vestibular e optou por fazer em Recife e passou em quarto lugar na Universidade Estadual de Pernambuco para Faculdade de Ciências Médicas nessa época Dr. Wellington já morava na Capital pernambucana e então, foi morar com o irmão. Ao concluir os estudos universitários, fez Residência Médica em Pediatria na UPE, um período espetacular. No primeiro ano de Residência, surgiu um concurso público para médico do antigo INAMPS e Dr. Wider revela: “passei de primeira” foi o último concurso que o governo Federal fez pra médico e hoje nós somos vinculados ao Ministério da Saúde. Dr. Welilvan fez também para Clínica Médica e também passou. Mas Dr. Wider só assumiria o concurso quando concluiu a Residência, conseguiu adiar a posse. Dr. Welilvan assumiu no ano de 1985 e ele vindo assumir no ano de 1986. Assumiu o concurso na cidade de Juazeiro do Norte no antigo SANDU na Praça da Estação. No ano de 1988, com a Constituição Federal houve a unificação da saúde. E em 1989 veio para Brejo Santo até os dias atuais.


A vida cotidiana é a vida do homem inteiro; ou seja, o homem participa na vida cotidiana em todos os aspectos de sua individualidade, de sua personalidade, de todas as suas capacidades intelectuais, suas habilidades, seus sentimentos, suas paixões, idéias e ideologias (Duarte, 1993). Assim o fez e faz Dr. Wider, é um ser singular, que participa da construção da sociedade como ser político e social. Torna-se necessário fazer memória de sua atuação como Prefeito de Brejo Santo, visto que “A memória é um elemento essencial do que se costuma chamar identidade individual e coletiva” (Jacques Le Goff, 2007). Vale ressaltar na íntegra todo depoimento de Dr.Wider, pois ficará registrado nos anais da nossa história: “Uma história que me toca muito. Nunca passou por minha cabeça ser Prefeito de Brejo Santo, mas com entrada de Wellington na política, acredito que todos de Brejo Santo tem o conhecimento e sabe que somos uma família unida, ainda hoje somos essa família unida e vamos permanecer por toda eternidade, esse é um exemplo que a gente dá inclusive pra novas gerações e que dê o mesmo segmento. Wellington entrou na política e nos levou, fez aquela grande administração por 4 anos. Dr. Chico Furtado o sucedeu e em seguida ele se candidatou a Deputado Estadual e eleito. Na sucessão de Dr. Chico Furtado houve uma discussão ampla do grupo e recaiu em cima de mim. E confesso a você que eu também queria, eu me encantei e achei que era uma forma de ajudar minha terra. Procurei ao longo dos oito anos, fui eleito em 1996, assumi em 1987 a 2000 e em 2001 a 2004. Tenho orgulho de ter sido Prefeito de Brejo Santo, acho que contribuí muito para o desenvolvimento da minha terra. E assim é aquela história, a gente tem desafios que a gente não pode fugir”.

Diante da minha curiosidade, indago sobre esses desafios e como fez pra administrar, visto que, tinha conhecimento de Leis, Programas, Projetos, enfim tudo que envolvesse sua administração. Dr. Wider prossegue e enumera algumas de suas ações ao longo dos oito anos em que foi Prefeito de Brejo Santo: “Peguei a implantação do FUNDEF, então não tinha sentido em ser Prefeito, era uma lei nova e não ter conhecimento dela como Prefeito então procurei estudar e implantar da melhor forma possível. Peguei a implantação de várias políticas da saúde. Fui eu quem implantei o médico saúde na família, comecei com uma equipe e entreguei com treze ao término do segundo mandato. Mas, tinha que estudar pra saber o que era que estava acontecendo.  Tudo isso foram políticas novas e tivemos que constituir grupos de estudos e trabalhos para poder implantar. Implantamos a LOAS (Lei Orgânica da Ação Social). Poderia ter um assessor pra estudar, mas eu os tinha, no entanto, me via obrigado a ter conhecimento para não me expor e fazer da melhor forma possível, tinha que ter conhecimento para discutir e pra ser bem implantado e o município se beneficiado. Vi como obrigação. Me dediquei, é tanto que me dediquei que no primeiro dia em que entrei na Prefeitura deixei de ser médico como também Elaine “vamos nos dedicar a administração”. Durante os oito anos não fiz consulta médica porque o povo tinha me eleito e não eu podia desonrar essa dádiva, esse carinho, essa gentileza e generosidade que o povo tinha feito, honrar o compromisso e foi isso que eu fiz.”


Então são marcas da Gestão de Dr. Wider muitas ações e obras elencadas por ele: o povo dizia que quem fizer isso vai se eternizar que foi o canal da Taboqueira e construiu cinco pontes onde antes era só uma. Orgulho ainda de ter urbanizado o Alto da Bela Vista, que quem conhece sabe como era antes. Uma pausa ele fala do papel da Irmã Maria do Rosário que sempre recorria a ele e que o fez assinar um documento de compromisso em prol dos desnutridos da localidade, naquela época, ainda quando era candidato e diz que assumiu com muito carinho e tentou honrar o compromisso e honrou. Enfatiza então: “Tenho orgulho é que nunca prometi dizer e não fazer. Quando dava minha palavra eu procurava cumprir. Muitas vezes as pessoas diziam que eu dava muito não, mas era por que não podia fazer, lamentava em dizer não as pessoas, pois, não queria enganar ninguém”. Prossegue citando outras ações como a urbanização do Alto da Bela vista com pavimentação, construção de casas, abrir ruas, saneamento básico com esgotos, abastecimento de água o a creche, pracinha e o posto de saúde. Urbanizou a Vila Cavaco, O Xique – Xique, as casas do Matadouro. No Morro Dourado ter tirado o lixão, realizou novas obras, introduziu o PSF, calçou várias ruas, casas populares, e ainda a arborização da avenida João Inácio de Lucena, iniciada por Dr. Welington e fez a segunda etapa desde a Toca do Leão até a Rodoviária. Asfaltou estradas pra Serra, pra Vila São Sebastião, construiu e reformou quadras cobertas, melhorou outras, bem como construiu escolas e realizou reformas em outras. A escola Padre Pedro Inácio Ribeiro foi remunicipalizada na sua gestão, pois estava  cedida ao Governo do estado, o Liceu foi Construído também na sua Gestão, deixou 88% da construção do NAEC em andamento e no Bairro São Francisco realizou saneamento e pavimentação. Implantação do Aterro Sanitário, que Guilherme concluiu. Cita ainda que trouxe a primeira Fábrica que foi a Familho através de doações de compras de terreno pela Prefeitura, inclusive ao arredores foi construído a Escola Profissionalizante. O terreno da Escola Heraclides foi comprado na sua gestão. Construiu ainda o Bairro René Lucena II e a Avenida foi asfaltada. Cita que a mudança do Fórum foi feita na sua gestão, pois foi doado o terreno como contra partida e o Tribunal foi quem construiu, bem como as Casas do Juiz. O Desembargador Presidente veio pra inauguração. 

Onde é hoje o Parque de Eventos, também comprou o terreno. Além da parte de infraestrutura Dr. Wider elenca as ações como: campanha de vacinação, vencedor três vezes do Selo Unicef, conseguiu o Prêmio da Associação Pan Americana da Saúde OPAS. Construiu os mini hospitais da Serra e do Poço do Pau. As Praças construídas ou reformadas como Padre Cicero, Chico Amaro, Vila Esperança, Lagoa do Mato, Vila da Conceição, São Sebastião e outras. Foram quase uma centena de instalações de poços rasos e profundos. Ele reforça: “Me deixa feliz quando olho pra trás eu não sei como consegui fazer tudo. Claro que com a ajuda de Weligthon, sempre. A gente era unha e carne nisso pra ver Brejo Santo crescer e melhorar e contamos com o apoio do Governo Federal e Estadual. Mas isso não veio por acaso ou você vai atrás ou não consegue, com muita dificuldade”. Outra coisa interessante citada por Dr. Wider é que ele diz que “quando eu digo a gente, por que não fui eu, foi toda uma equipe extraordinária e com ajuda dos Vereadores”. Dr. Wider revela que participou da primeira reunião para implantação do PCCR, ação importante de discussão junto aos professores. Outro fato que vale ser registrado é que quando ia dar aumento chamava todos os conselhos e mandava entregar toda a documentação fiscal e bancária para análise, quanto tinha e o que poderia oferecer. Lembra que Rita Vasconcelos chegava e ele dizia que só podia dar 10% e ela dizia: “mais um” e ele se sensibilizava e dava esse mais um, às vezes sem puder, no sacrifício mas dava. E esse foi um relacionamento muito bom, foram muitas obras e ações que tem a convicção de que ajudou.



 São muitas as obras que podemos destacar construídas na Gestão de Dr. Wider, além da Creche do Alto da Bela Vista, podemos citar a do Poço do Pau (CEI Dr. Valdemar), a da Lagoa (Vereador Raimundo Gonçalves), extinta pela construção da Transnordetina, a Crcehe Maria Alacoque situada no Bairro René Lucena. Muitas dessas construções foram através do PROARES (Programa de Apoio às Reformas Sociais) e PROUBE, bem como aquisição de instrumentos musicais e cursos de canto coral entre outros. O Projeto do Parque do Parque de Eventos teve início na sua gestão. Enfim são muitas ações a serem elencadas.

Dr. Wider enfatiza o momento político como um momento difícil, hoje tudo mudou, as circunstâncias são outras, o município assume muitas responsabilidades e os recursos diminuíram, por que tudo é engessado e dificulta as gestões municipais, não adianta só pedir e conseguir as coisas por amizades. Assim ele mesmo se refere: “O país e o estado estão em dificuldades financeiras e pra manter uma administração como a nossa com salário em dia, educação de qualidade, saúde de qualidade, Assistência Social de qualidade é muito difícil. 

Convido Dr. Wider a pronunciar suas palavras finais e ele com toda sua maestria vai nos convidando a ter fé e esperança: “Sou esperançoso por natureza, quero ver esse país bem, por que o Presidente é de todos os brasileiros, o Govenador é de todos, e o Prefeito é de todos. Eu não acredito que possa haver retrocesso, apesar que no momento está havendo. Tenho esperança que se reverta e que esse pai melhore a cada dia”.

Que bom desfrutar de palavras tão esperançosas e de otimismo. Mas afinal quem é Dr.  Wider Landim?: “Eu me julgo uma pessoa temente a Deus, grato por tudo que Ele fez na minha vida, ter me dado uma família maravilhosa, uma esposa e filhos maravilhosos, ter sido gerado e criado por meus pais em uma família maravilhosa com meus irmãos, sobrinhos e tios. Feliz com minha vida, com meu trabalho e minha profissão. Grato por tudo”.

Mas uma pessoa pública como Dr Wider teria que deixar um recado a todos nós neste 129 anos de emancipação política do nosso município: “Que o povo de Brejo Santo mantenha a esperança, esse povo querido, pois Brejo Santo é uma cidade pujante, próspera que cresce pela capacidade dos seus filhos, cresce pelo empreendedorismo, cresce pela capacidade intelectual, cresce principalmente pelo amor que seus filhos tem a essa terra. Cresce também pela política positiva de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Que esse somatório continue trazendo esperança ao nosso povo e que tenham certeza que dias continuarão a vir”.

Quanta honra, muito obrigada pela sua valiosa contribuição nesse espaço descrito.  Tenha certeza que Brejo Santo neste130 anos pode contar com pessoas valiosas na história do seu desenvolvimento e o senhor é uma delas. Em nome dos filhos desta terra só temos que expressar gratidão. Parabéns!