sexta-feira, 18 de setembro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - EXPEDITO GOMES DOS SANTOS (EXPEDITO FM)


 EXPEDITO GOMES DOS SANTOS (EXPEDITO FM)
 
 
Hoje trago na nossa história cotidiana uma pessoa que marcou muito a história da cidade, deu sua contribuição impar no que se refere a comunicação, bem como sua expressividade de simplicidade e humildade como pessoa humana: Expedito FM.

Gostaria muito de ter feito essa homenagem quando em vida de Expedito, por ser um primo em terceiro grau, mas a vida é imprevisível, nos reserva surpresa agradáveis ou desagradáveis, e os desígnios de Deus é um mistério e ele foi repousar nos braços de Deus. Mas apesar da tristeza da partida fica a esperança da ressurreição e da fé na vida eterna.

Expedito Gomes dos Santos, nasceu no dia 04 de abril do ano de 1963, na cidade de Malhada Grande (PE),filho de Pedro Estevão dos Santos (in memoriam) e Maria André Gomes. Expedito vem de uma prole numerosa, são seus irmãos: Ana Mari Gomes (Nanô), José Pedro dos Santos (Bezeca), Francisco dos Santos (Titico), Antônio Pedro dos Santos (Zaqueu), Lucia Maria Gomes (Lucia), Joaquim Gomes dos Santos (Joaquim), Maria Gorete dos Santos (Gorete), Marcelo Pedro dos Santos (Dezim), João Pedro dos Santos (Da Mata), Pedro Estevão Filho (Pedro). Todos os irmãos e a família compõem o cenário da nossa história, conhecidos na cidade. Atualmente Expedito encontrava-se separado, mas tem três filhos: Romero, Patricia e Lucas.

O que dizer de Expedito (conhecido pela família por Bita)? Homem simples, trabalhador, honesto, amigo e muito atencioso aos que lhe rodeavam. Bita sempre nos visitava, principalmente meus pais por quem ele tinha uma estima e admiração. Quando fazia seus serviços de pedreiro era prestativo quando o solicitávamos. Era presença diária no cafezinho Padre Cicero (Chico Eufrasio), assim revela Maria Gorete que o tinha como uma pessoa admirável e que eram bem amigos e de todos que faziam o Cafezinho (seus primos e primas).

Expedito FM, era um locutor que amava fazer seu programa diariamente, ficou conhecido na cidade por sua maneira de se comunicar, do seu programa cheio de nordeste, do homem do campo, aquele que não tinha vergonha de se expressar. Trabalhou na Rádio Padre Pedro FM (Direção de Tico RC e Renato) por mais de 10 anos. Tico RC no Jornal da Integração Regional com Farias, relatou um pouco de como foi a entrada de Expedito na vida de locutor. Expedito trabalhava como pedreiro e estava fazendo um serviço e começou a observar os aparelhos e disse que tinha vontade de fazer um programa de rádio. Tico então o convidou para começar, não como um programa exclusivo, mas ajudando e pegando as experiências. E assim começou pela madrugada, substitua o Chagas Vacelino e tempos depois assumiu o programa Conzagão e convidados. Tico foi persistente em dar oportunidade a Expedito, pois algumas pessoas o procurava para que Tico o dispensasse por achar que ele falava errado, mas Tico foi categórico e investiu na sabedoria popular de Expedito. Muitas pessoas achavam interessante a maneira espontânea dele falar e assim ele foi adquirindo fãs e adeptos ao seu programa. Quem não gostava de ouvir o Expedito FM mandando aquele alô pra os ouvintes, com seu jeito único?  Pois é não ouviremos mais, mas fica a saudade e a lembrança dele em nossa memória e que de fato marcou a nossa história.

Que Deus conforte a todos os familiares, que na eternidade ele possa desfrutar da alegria e do encontro com o Pai do Céu. Nossa gratidão Expedito FM por ajudar na difusão do bem e do amor e do homem nordetino. 

Nossa gratidão a Tico RC, Paulo Renato a todos da Família pela assistência e solidariedade em todos os momentos.