quinta-feira, 3 de setembro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - Black Panther.

Black Panther


Assisti pela primeira vez o filme Pantera negra ainda inicio de 2019. Primeiro porque vó de menino tem que está antenada com os super- heróis e também por gostar dos filmes da Marvel.
Logo no inicio do filme  o que me chamou a atenção foi  um elenco composto majoritariamente por atores negros. E toda a  produção  encantava. Fomos transportado literalmente ao universo de Wakanda, um país fictício localizado na África subsaariana.
O filme é simplesmente fantástico! Trilha sonora, figurino, elenco com  excelentes atores. O enredo recheado  de referências históricos culturais afro.
Com certeza vale assistir.
Nestes últimos dias recebemos com tristeza a noticia da morte do ator Chadwick Boseman que interpretou o papel de  T'Challa -  Pantera Negra. Um brilhante e jovem ator negro que morreu de câncer de cólon.
Reassisti o filme segunda- feira passada. É incrível como todas as cenas me pareceram diferentes. Mais fortes. Não me passou despercebida cada gesto  daquele ator. Meu olhar ia além daquela história fictícia que se confundia com a história real de Chadwick Boseman. Ficava a imaginar como ele conseguiu fazer cenas tão fortes diante um câncer que lhe roubava a cada minuto um pouco de sua juventude, de sua vida.
Não conseguia ver mais as aventuras do Pantera Negra. Agora o que via era a fortaleza, a coragem e a esperança de um jovem ator correndo contra o tempo para deixar um legado.
Relembrei  o termo Yibambe muitas vezes pronunciado na trama. Segundo a tradução, em Xhosa, uma das 11 línguas oficiais da África do Sul ,yibambe significa manter-se firme. E isso Chadwick Boseman fez como ninguém.
Sempre ecoará em nossas histórias, sejam fictícias ou reais:  Wakanda pra sempre!
Que simplesmente nos exorta a lealdade.
Lealdade é um substantivo feminino que significa a qualidade de alguém que é leal. Também é sinônimo de fidelidade, dedicação e sinceridade. Tem origem no termo legalis, que em latim remete para o conceito de lei. Uma pessoa leal é alguém que é fiel e dedicado, e sempre cumpre as suas promessas.
Então exercitemos a Lealdade: Sejamos  leal aos nossos ideais, ao  que acreditamos, ao que  procuramos,   aos  amigos, aos que  amamos. Com certeza  colheremos lealdade como retorno.
Por uma humanidade melhor!
Ana Jacqueline Braga Mendes