terça-feira, 15 de setembro de 2020

Em Juazeiro do Norte, santuários emitem diretrizes para a retomada das atividades religiosas.

Com a autorização do Governo Estadual do Ceará para o avanço da macrorregião do Cariri para a 4ª fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, na última segunda-feira (14), as igrejas católicas de Juazeiro e Crato voltarão às atividades da vida eclesial, nesta quarta-feira (16).

Confira nota da Diocese do Crato:


"Saúde, paz e bem aos (às) paroquianos (as) dos santuários de Juazeiro do Norte – CE e à nação romeira.

Já deve ser do conhecimento de todos (as) que o Governo Estadual do Ceará autorizou o avanço da macrorregião do Cariri para a 4ª fase do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais.

Com isso - e seguindo as orientações da nossa Igreja Diocesana de Crato à luz das recomendações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - vimos, por meio desta, comunicá-los (as) a volta das atividades próprias da nossa vida eclesial, a partir desta quarta-feira, dia 16 de setembro, no tocante às celebrações públicas, à administração dos sacramentos e outras ações litúrgicas, mas sem ultrapassar 50% da capacidade de nossas igrejas, dentro dos critérios de distanciamento social e observando as medidas protetivas, como já estamos fazendo: uso obrigatório de máscara e higienização das mãos.

Quanto à realização das romarias presenciais, ainda precisamos esperar um pouco mais. Porém, “meus amiguinhos, não desanimem, que espero na Santíssima Virgem que é a guarda de todos”, como aconselha o nosso padrinho, o Padre Cícero Romão Batista.

É importante lembrá-los (as) que a Covid-19 ainda circula entre nós. Por isso, não podemos nos descuidar. “Façamos o bem a todos, principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6, 10). Continuem também reforçando a Igreja doméstica, rezando o terço, partilhando a Palavra de Deus, colaborando com o dízimo e com as ações sociais, dentro das possibilidades de cada um.

Em Cristo, nossa esperança e salvação,



Dom Gilberto Pastana de Oliveira

Bispo diocesano de Crato – CE

Padre Cícero José da Silva

Reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores

Frei Raimundo Ferreira de Matos, OFMCap

Reitor do Santuário São Francisco das Chagas

Padre Cícero Oliveira, SDB

Reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus

Padre Francisco Ataíde dos Santos, SDB

Coordenador de Pastoral do Horto"

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM.