quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Fundação Terra comemora 36 anos levando esperança aos mais vulneráveis.

A Fundação Terra comemorou, na última terça-feira (8), o aniversário de 36 anos. São mais de três décadas promovendo a inclusão social e a cidadania por meio do acesso à educação básica, à saúde, e à segurança alimentar das famílias mais vulneráveis em regiões periféricas. Este ano, devido à crise sanitária imposta pela pandemia da Covid-19, não houve festividade presencial junto às comunidades atendidas, como acontece tradicionalmente todos os anos.


Por ano, a instituição de Padre Airton Freire realiza mais de 70 mil atendimentos a pessoas em diversas ações nas áreas da Educação, Saúde e Promoção Social, no estado de Pernambuco, nas cidades de Arcoverde, Buíque, Sertânia e Recife, e também no estado do Ceará, em Maracanaú e Juazeiro do Norte.

Criada em 1984 pelo Padre Airton Freire, a organização surgiu numa área chamada popularmente de Rua do Lixo, em Arcoverde, município do Sertão de Pernambuco, a 250 quilômetros do Recife. Onde antes estava localizado o lixão do município, hoje há escola, creche, biblioteca, instituição de longa permanência para idosos e várias ações sociais. Em 2016, foi aberto no Recife o Centro de Apoio aos Moradores de Rua (C Amor), que funciona no Pátio da Santa Cruz, bairro da Boa Vista.

No Ceará, a instituição atua em Maracanaú, no bairro Alto Alegre II, nas áreas da educação e do social. Além de atender crianças, adolescentes e jovens em vários projetos, a unidade mantém a Creche Pleno Viver, atendendo a 135 bebês e crianças por dia. No estado, em breve, a organização construirá uma unidade na região do Cariri, em Juazeiro do Norte. 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Fundação Terra