sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Leia e Assista - Coronel Márcio Oliveira é empossado novo comandante geral da PMCE

Em cerimônia realizada no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), em Fortaleza, o governador Camilo Santana empossou o coronel PMCE Márcio Oliveira como novo comandante geral da instituição. O oficial, que é fundador do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), sucede o coronel PMCE Alexandre Ávila, que estava à frente da tropa desde janeiro de 2019. A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, compareceram ao ato realizado na tarde desta quinta-feira (17).


O anúncio do novo comandante ocorreu no dia 11 de setembro, um dia após o governador Camilo Santana empossar Sandro Caron como novo gestor da pasta da Segurança Pública. Visando respeitar todas as normas sanitárias previstas nos decretos estaduais de combate ao novo coronavírus (Covid-19), a troca de comando da PMCE ocorreu de forma restrita, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da instituição e do governador.

“Queria cumprimentar o coronel comandante geral, Márcio Oliveira, que agora assume o seu posto. Eu tive a oportunidade de promovê-lo três vezes. Eu o promovi enquanto governador a tenente-coronel, depois a coronel e agora estou tendo a honra de promovê-lo a coronel comandante da Polícia Militar do Ceará. O coronel Márcio conquistou a minha admiração pelo seu exemplo que arrasta, que contagia as pessoas, e eu não tenho dúvida, Márcio, que você cumprirá uma grande missão. Uma missão desafiadora, mas que você cumprirá com êxito, que é comandar a gloriosa Polícia Militar do Ceará”, elogiou Camilo Santana, em sua fala.

O chefe do Executivo estadual aproveitou para falar sobre a sua dedicação a todas as questões pertinentes à Segurança Pública do Ceará. “Eu estou há pouco mais de cinco anos e oito meses à frente do Estado do Ceará, que com muita honra, tenho procurado cumprir com a minha missão dada pela maioria do povo cearense. E sempre olhando com olhar prioritário sobre a questão da Segurança Pública. Até porque um gestor precisa sempre estar antenado com os anseios e clamor sempre da sociedade e dos desafios para enfrentar a violência e garantir mais tranquilidade, não só no Ceará, mas em todo o País. E é o que eu tenho procurado fazer ao longo de todos esses anos, tanto no meu primeiro quanto no segundo mandato”, pontuou.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, falou sobre o papel exercido até aqui pelo coronel Márcio Oliveira e que foi determinante para escolhê-lo ao novo cargo. “Eu gostaria de iniciar parabenizando o coronel Alexandre por toda a dedicação, todo o empenho e pelos bons resultados que obteve enquanto comandante da Polícia Militar do Ceará. Sempre dizemos que a palavra convence, mas o exemplo arrasta. O coronel Márcio foi convidado para o cargo de comandante geral da Polícia Militar do Ceará pelo exemplo que deu de dedicação e amor à Polícia Militar, pelo exemplo que sempre deu de dedicação à sociedade cearense e pelo exemplo que sempre deu de valorização dos nossos policiais militares”, ressaltou Caron.

Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Segurança Pública pela Academia General Facó, o coronel Márcio Oliveira está na Polícia Militar do Ceará desde 1992 e ascendeu ao posto de coronel em janeiro de 2018. O oficial é fundador do CPRaio, o maior comando especializado de motopatrulhamento do Brasil, e já atuou em unidades do Policiamento Ostensivo Geral (POG), como o 5º Batalhão, e no Comando de Policiamento de Choque (CPChoque). O novo comandante geral tem especializações em Políticas Públicas e Perícia Criminal.

“Esse momento tão marcante de minha trajetória profissional, agradeço a Deus pelo dom da vida e por ter guiado meus passos ao longo desses mais de 28 anos de dedicação ao serviço policial militar. Ao senhor governador Camilo Santana pela confiança em mim depositada, e por tudo o que tem em prol da Segurança Pública do nosso Estado desde 2015, especialmente pela Polícia Militar do Ceará. Ao senhor secretário, Sandro Caron, por me confiar a missão que agora assumo solenemente, imbuído do firme propósito de fazer tudo aquilo que estiver ao meu alcance para corresponder a suas expectativas. Esteja certo, senhor secretário, que o exercício do cargo de comandante geral da Polícia Militar do Ceará é um desafio complexo que enfrentarei com tenacidade, lealdade, zelo, compromisso, e acima de tudo, amor à causa policial militar, visando ao fiel cumprimento das atribuições constitucionais de nossa valorosa corporação”, disse.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará