quinta-feira, 24 de setembro de 2020

No Ceará, cerca de 125 municípios só voltam às aulas presenciais em 2021.



Mesmo que o Governo do Estado venha a autorizar a retomada das aulas presenciais ainda este ano, aproximadamente 125 dos 184 municípios cearenses sinalizaram que só devem reabrir as escolas em 2021. É o que aponta enquete realizada com todos os prefeitos do Estado. As informações são do presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz. No último 20 de setembro, o governador Camilo Santana (PT) decretou que 44 cidades já podem reabrir as unidades educacionais a partir de 1º de outubro.



“Se a gente comparar com Fortaleza, nós só vamos discutir o retorno das aulas no fim do ano. É evidente que a gente não deve fazer essa comparação. Mas devemos considerar o número de casos e como está na UTI”, diz sobre Diniz sobre a situação de Cedro, onde é prefeito. A cidade passou pelo pico da pandemia em agosto. Em setembro, já foram registrados mais de 100 casos. A situação epidemiológica é semelhante em toda a macrorregião do Cariri.

O gestor afirma que nessa terça-feira, 22, conversou com Júnior Menezes prefeito de Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza. Por lá, já está autorizada a retorno às classes com parte das turmas. Porém, dois dos três estabelecimentos de ensino privado tiveram professores com resultado positivo para Covid-19. Cada um com cinco infectados. O retorno foi adiado na cidade.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.