quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Programa Vidas Preservadas promove live sobre impactos da pandemia na saúde mental infantil

O Ministério Público do Estado do Ceará promove, por meio do Programa Vidas Preservadas, live sobre o tema “Os impactos da pandemia da Covid-19 na saúde mental infantil”. O encontro será realizado nesta quinta-feira (24), às 13h30, pela plataforma Teams, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MPCE. A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Programa, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção e posvenção ao suicídio.

O evento conta com a participação de Kaliny Oliveira, psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo – Comportamental, especialista em Psicomotricidade Relacional, com atuação no CAPS Infantil Maria Ileuda Verçosa/PMF; Maria Gardenia Amorim, mestre em Ensino e Saúde pela Unichristus, com residência médica em Psiquiatria, e especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital de Saúde Mental Dr Frota Pinto. Psiquiatra do CAPS Maria Ileuda Verçosa/PMF; Nimara Lourenço Araújo, psicóloga clínica, colaboradora e assessora do Programa Vidas Preservadas, e psicóloga do Centro de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (CAOPIJE), com formação em Tanatologia; Rebeka Pinheiro Araujo de Oliveira, mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Psicologia Organizacional e em Psicodrama, com formação em EMDR, e integrante da equipe técnica do CAOPIJE.

Setembro Amarelo 2020
A edição 2020 do Setembro Amarelo conta com o apoio de parceiros de várias áreas. Neste ano, a campanha tem como mote a frase “A melhor solução está sempre na vida. Procure ajuda” e a programação inclui lives, capacitações e múltiplas ações, voltadas a públicos diversificados. O Programa Vidas Preservadas visa, a um só tempo, capacitar os mais variados agrupamentos, trazendo informações preciosas para atores sociais estratégicos, e garantir recursos públicos prioritários capazes de fazerem surgir e de fortalecerem políticas públicas intersetoriais e efetivas para a prevenção do suicídio. 


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados MPCE