segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Psicólogo Manoel Alves - Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO


O QUE É O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)?
O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões.
OBSESSÕES – impulsos, sentimentos, pensamentos, ideias que aparecem na mente de forma intrusiva e incontrolável (temas: limpezas e contaminação, verificação, moralidade, religiosidade e sexualidade).
COMPULSÕES – comportamentos repetitivos realizados em função de determinadas finalidades, na tentativa de neutralizar os efeitos desagradáveis de obsessões, transformando-se em rituais obrigatórios (temas: limpezas e contaminação, verificação, contagem, ordenação e arranjo, rezar e colecionar, por exemplo).
QUAL É A CAUSA DO TOC?
O TOC é causado por uma combinação de fatores genéticos, psíquicos e afetivos.
COMO SE DIAGNOSTICA O TOC?
O diagnóstico é feito por meio de avaliação psiquiátrica. O principal critério é a presença de obsessões ou compulsões que ocupem mais de uma hora por dia e acarretem sofrimento e interferência em atividades cotidianas.
COMO TRATAR O TOC?
O tratamento do TOC envolve aspectos educacionais, abordagens psicológicas (terapias) e psicofarmacológicas (medicamentos), tratamentos experimentais e, em casos extremos, neurocirurgia. Informações e orientações sobre o transtorno trazem muito alívio ao paciente. Garantir o desenvolvimento adequado e a autoestima está entre os principais objetivos do tratamento das crianças. A terapia comportamental tem sido a abordagem psicoterapêutica mais eficaz. Os antidepressivos que inibem a receptação de serotonina (clomipramina, fluoxetina, sertralina, paroxetina, fluvoxamina, citalopram, escitalopram) são os medicamentos mais eficazes no tratamento do TOC. O tratamento deve ser mantido por longos períodos e até mesmo indefinidamente.

REFERÊNCIA:
TORRES, A. R.; SHAVIT, R. G.; MIGUEL, E. C., Organizadores. Medos, dúvidas e manias: orientações para pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo e seus familiares. 2. Ed. Porto Alegre: Artmed; 2013. 

OBS:
Obtenha suporte emocional e orientações específicas.
Cuide da sua Saúde Mental! Dúvidas procure um(a) Psicólogo(a).
À disposição para quaisquer esclarecimentos.
Email: Manoelpsi@hotmail.com
Instagram: Manoelpsicologo
Celular: 88 – 99934-3062

Manoel Alves Soares
Psicólogo Infantojuvenil e Adulto
CRP:11-07271