sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Reconhecimento: pesquisa com pele de tilápia, desenvolvida na UFC, é a grande vencedora do Prêmio Euro Inovação em Saúde

Imagem: Equipe vencedora, responsável pelas pesquisas com pele de tilápia, segurando cheque simbólico de 50 mil euros (Foto: Divulgação)A pesquisa inovadora "A pele de tilápia: um novo biomaterial para tratamento de queimaduras, feridas, cirurgias ginecológicas e medicina regenerativa", realizada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará, foi a vencedora do Prêmio Euro Inovação na Saúde, concedido pela indústria Eurofarma Laboratórios S.A. O concurso é tido como o mais importante da medicina nacional.

O anúncio da pesquisa vencedora ocorreu na noite de ontem (24), em evento virtual. Em última etapa, o grande júri, formado por médicos de todo o Brasil, definiu o estudo como primeiro colocado, considerado o Grande Vencedor. A premiação recebida pela equipe é de 500 mil euros. Foram inscritos 1.653 trabalhos inicialmente. Desses, o Conselho Médico do concurso selecionou 11 finalistas, dentre os quais a pesquisa desenvolvida na UFC foi a vitoriosa. As outras 10 iniciativas finalistas receberão, cada uma, o valor correspondente em reais a 50 mil euros.

As pesquisas sobre uso da pele de tilápia na saúde são coordenadas pelo Prof. Odorico de Moraes, docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia e diretor do NPDM, e pelo médico Edmar Maciel, pesquisador do NPDM e presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), vinculado ao Instituto Dr. José Frota (IJF) ‒ hospital municipal de Fortaleza que é referência no tratamento de queimados.

Os estudos realizados pelo grupo de pesquisa com pele de tilápia já conquistaram 15 primeiros lugares em diversos concursos e resultaram em mais de 20 trabalhos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais. O grupo do NPDM formou parcerias com pesquisadores em sete estados brasileiros e em sete países, totalizando mais de 200 colaboradores atualmente.

Imagem: Pessoa segurando a pele de tilápia durante processo de beneficiamento do material para aplicação prática (Foto: Viktor Braga/UFC)ORGULHO PARA OS CEARENSES ‒ Na tarde desta sexta-feira (25), o governador Camilo Santana, por meio de suas redes sociais, parabenizou a equipe pelo prêmio e comemorou o fato de o Ceará ser destaque nacional em pesquisa científica.

"O projeto da pele de tilápia, que conheci de perto, já é aplicado em pacientes internados no IJF, em outros seis estados brasileiros e sete países (EUA, Alemanha, Holanda, Colômbia, Guatemala, Argentina e Equador). Parabéns aos médicos Odorico de Moraes, diretor do NPDM; Edmar Maciel, presidente do Instituto de Apoio ao Queimado (IAQ), do IJF, e a todos que participam do programa. O reconhecimento desse projeto é motivo de muito orgulho para os cearenses", disse o governador.

 


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com o Portal da Universidade Federal do Ceará.