terça-feira, 8 de setembro de 2020

@SUPERESTUDANTES - Setembro amarelo.

  Setembro Amarelo
 
Um mês dedicado a prevenção do suicídio.

Mas devemos prevenir todos os dias. Depressão não é frescura. Ansiedade não é frescura. Síndrome do pânico não é frescura. A sua dor não é frescura.

Você quer realmente fazer a diferença?

Passe a olhar com mais carinho para as pessoas com quem convive, dê importância aos anseios dos seus amigos e familiares. 

Não julgue, se não souber como ajudar busque profissionais que possam e indique para quem precisa.

Uma escuta especializada é essencial. A saúde mental é tão importante quanto a física, a mente precisa de cuidados, já diz o ditado mente sã, corpo são. 

O Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor da campanha foi adotada por causa da história que a inspirou:

“Em 1994, um jovem americano de apenas 17 anos, chamado Mike Emme, tirou a própria vida em seu mustang 1968 amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem enfrentando o mesmo desespero de Mike, e a mensagem foi se espalhando mundo afora.

O carro era um Mustang 68 hardtop, completamente restaurado pelo próprio Mike e pintado na cor amarelo brilhante. Os pais de Mike, Dale Emme e Darlene Emme, iniciaram a campanha do programa de prevenção do suicídio "fita amarela", ou "yellow ribbon", em inglês.

Procure conhecer mais, até mesmo para conseguir ajudar. Não é errado não saber do que se trata o setembro amarelo, errado é não buscar saber e compreender tudo o que ele significa.