segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Unileão investe em nova plataforma para aulas remotas.



O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) tem pensado constantemente em novas formas de ensino e aprendizagem para esse momento em que as aulas presenciais não são possíveis devido à pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, buscando oferecer um suporte tecnológico ainda mais eficiente para esse processo de virtualização das atividades, as aulas do ensino remoto da Unileão migrarão para o Microsoft Teams. O novo ambiente virtual de aulas remotas estará disponível para acesso a partir da próxima quinta-feira (1º) e substituirá o Google Meet, sendo mantido o Moodle como a plataforma de aprendizagem.



O Microsoft Teams é uma plataforma que simula a dinâmica de uma sala de aula e que disponibiliza muitos recursos interativos, oferecendo praticidade ao uso da tecnologia no aprendizado e ampliando as possibilidades de vínculo entre discentes e docentes.

A plataforma integra ferramentas de chamadas de vídeo e de áudio individuais ou para grupos, comunicação por meio de chat, recursos de pesquisa, armazenamento e compartilhamento de arquivos, bem como integração com diversos aplicativos em um único espaço.

Com a nova ferramenta, os professores poderão disponibilizar materiais de textos, áudios, vídeos, exercícios, entre outros, para cada uma de suas turmas e, também, individualmente para cada aluno, permitindo que os docentes criem ambientes de aprendizagem personalizados.

Há, ainda, a opção de gravação das aulas por vídeo, sendo possível disponibilizá-las de forma imediata. Com isso, as aulas podem ser síncronas ou assíncronas. Além disso, os exercícios podem ser publicados e corrigidos automaticamente, gerando informações sobre o desempenho dos alunos.

O Microsoft Teams poderá ser acessado no computador, celular ou tablet. As orientações de como acessar a plataforma serão divulgadas em breve, nos canais oficiais de comunicação da Instituição.

Ensino remoto na Unileão

A Unileão é reconhecida por sua excelência no ensino e, desde que as atividades presenciais passaram para um contexto de ensino remoto emergencial, a Instituição não tem medido esforços para continuar proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizado igualmente engrandecedora no modelo virtual, com o objetivo de formar profissionais cada vez mais qualificados e de sucesso em suas carreiras profissionais.

Seguindo as recomendações das autoridades sanitárias e a determinação do Governo do Estado em razão da pandemia do novo coronavírus, o Centro Universitário suspendeu temporariamente as aulas presenciais desde março deste ano.

No entanto, os alunos puderam continuar os estudos a partir do plano de aulas remotas desenvolvido pela Instituição. O andamento das aulas é possível graças ao empenho de dirigentes, professores e alunos da Unileão, que permanecem comprometidos na adaptação ao novo cenário vivenciado mundialmente.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Unileão.