Discutir estratégias de prevenção e posvenção de suicídios em situação de pandemia como a deste ano, por meio do diálogo sobre as realidades de Brasil e Espanha, é o objetivo da videoconferência promovida pelo Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no próximo dia 3 de setembro, às 9h. A iniciativa marca a abertura da Campanha Setembro Amarelo 2020 e a transmissão, aberta ao público, acontecerá através do canal do Youtube do MPCE, com recursos de acessibilidade em libras.O encontro online contará com palestra magna da psicóloga espanhola Natalia Lorenzo Ruiz, especialista em Psicologia de Emergências e Catástrofes. A convidada também é especialista em Proteção Civil e Emergências; membro do Conselho de Administração da Sociedad Española de Psicología Aplicada a Desastres, Urgencias y Emergencias (SEPADEM); sócia fundadora e atual secretária da Associación para la Intervención Psicológica en Urgencias, Emergencias, Crisis y Desastres (ASINPEC); e sócia fundadora da Sociedad Española de Suicidología.
Vale lembrar que o evento contará com participação das intérpretes em Libras Maria Cristiane Menezes, Rosângela de Oliveira e Isabella Farias. O Programa Vidas Preservadas é promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP); pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF); pela Ouvidoria-Geral do MPCE; e pelos Centros de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), da Cidadania (Caocidadania), do Meio Ambiente (Caomace) e Criminal (Caocrim). São parceiros do Programa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa); o PRAVIDA da UFC; a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); a Rede Cuca; e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).
A edição 2020 do Setembro Amarelo, promovida pelo programa Vidas Preservadas, contará com uma vasta programação, contendo ações como lives e capacitações. As atividades são para públicos diversos e serão divulgadas na página do programa (vidaspreservadas.mpce.mp.br), no site e nas redes sociais do MPCE.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE.