terça-feira, 1 de setembro de 2020

Vidas Preservadas promove videoconferência de abertura da Campanha Setembro Amarelo 2020.

Discutir estratégias de prevenção e posvenção de suicídios em situação de pandemia como a deste ano, por meio do diálogo sobre as realidades de Brasil e Espanha, é o objetivo da videoconferência promovida pelo Programa Vidas Preservadas do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no próximo dia 3 de setembro, às 9h. A iniciativa marca a abertura da Campanha Setembro Amarelo 2020 e a transmissão, aberta ao público, acontecerá através do canal do Youtube do MPCE, com recursos de acessibilidade em libras.

O encontro online contará com palestra magna da psicóloga espanhola Natalia Lorenzo Ruiz, especialista em Psicologia de Emergências e Catástrofes. A convidada também é especialista em Proteção Civil e Emergências; membro do Conselho de Administração da Sociedad Española de Psicología Aplicada a Desastres, Urgencias y Emergencias (SEPADEM); sócia fundadora e atual secretária da Associación para la Intervención Psicológica en Urgencias, Emergencias, Crisis y Desastres (ASINPEC); e sócia fundadora da Sociedad Española de Suicidología.

Vale lembrar que o evento contará com participação das intérpretes em Libras Maria Cristiane Menezes, Rosângela de Oliveira e Isabella Farias. O Programa Vidas Preservadas é promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP); pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF); pela Ouvidoria-Geral do MPCE; e pelos Centros de Apoio Operacional da Infância, da Juventude e da Educação (Caopije), da Cidadania (Caocidadania), do Meio Ambiente (Caomace) e Criminal (Caocrim). São parceiros do Programa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa); o PRAVIDA da UFC; a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE); a Rede Cuca; e a Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

A edição 2020 do Setembro Amarelo, promovida pelo programa Vidas Preservadas, contará com uma vasta programação, contendo ações como lives e capacitações. As atividades são para públicos diversos e serão divulgadas na página do programa (vidaspreservadas.mpce.mp.br), no site e nas redes sociais do MPCE. 


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do MPCE.