
Atualmente, nenhuma configuração pode tirar esse status, mas há métodos que podem ocultá-lo. Entretanto, tentar escondê-lo pode trazer algumas desconfianças. A partir disso, é importante o cuidado ao evitar o “online”, justamente por ele ser uma forma confiável do app, já que não pode ser retirado. Entre os exemplos, destaque-se: quando alguém percebe que está recebendo mensagens de você sem ver o "online" ou o "digitando" antes, é provável que seu contato suspeite que há algo de errado, porque não é algo próprio do aplicativo.
Para efetuar este método, basta ativar o "modo avião" no seu smartphone para desligar a rede Wi-Fi e a conexão com a rede móvel. Sem acesso à internet, o WhatsApp não poderá "avisar" que você abriu o aplicativo e você não aparecerá "online".
Nesta estratégia, é possível digitar e enviar mensagens para o seu contato, entretanto elas só serão entregues quando o usuário estiver ativo a uma rede de internet seja ela móvel ou Wi-Fi. Seus contatos também não serão notificados enquanto você estiver digitando no modo avião. Ou seja, o truque funciona para esconder tanto o "online" como o "digitando".
Nos casos extremos para tentar esconder essas condições de “online” e “digitando”, existem aplicativos e extensões que prometem executar as aplicabilidades. No entanto, essas “soluções” podem interferir na privacidade do usuário, já que muitos requerem dados do seu aplicativo e podem ficar expostos a hackers em caso dos serviços responsáveis sofrerem invasão.
Os usuários também podem optar pelo uso de aplicativos que permitam ler o histórico de notificações do celular, ou seja ler as mensagens do Whatsapp sem abrir o app. Nesta opção, é possível visualizar parcialmente as notificações, mas o recurso é arriscado já que além das mensagens do WhatsApp, ficam visíveis qualquer notificação do usuário como recebimento de SMS.
Ao contrário da notificação normal, que condensa informações e deixa apenas o que for mais recente, a consulta ao histórico tende a permitir a leitura de várias conversas e mensagens que foram recebidas em notificações individuais. Para isso, é importante que o aplicativo seja totalmente confiável, caso contrário o usuário pode ter alguns problemas.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Opovo. Para ler a matéria original, clique aqui