domingo, 4 de outubro de 2020

04 de Outubro, hoje é dia de São Francisco de Assis.

 


O Dia de São Francisco de Assis é comemorado anualmente em 4 de outubro.



A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana: São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.

História de São Francisco de Assis
Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 3 de julho de 1182. Filho de Pietro Bernadone e Pica Bourlemont, o jovem, cujo nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardoni, aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e esbanjando vaidade.

No entanto, ao participar como soldado da guerra entre as cidades de Assis e Peruggia, ele foi capturado e após ser resgatado, um ano depois, foi acometido de uma enfermidade.

Ele ainda tentou regressar ao exército, mas um sonho que tivera transformou a sua vida. A voz ouvida pelo jovem lhe dissera para "servir ao amor e ao Servo". Francisco de Assis abandonou toda a vida de riquezas e luxo para "desposar a Senhora Pobreza" e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Num desses momentos, ele recebeu uma visão que pedia que sua igreja fosse reconstruída. Assim, começou por aquelas ruínas e atraiu um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

A fim de meditar melhor sobre o mistério do nascimento de Cristo, São Francisco de Assis teria feito figuras representando São José, a Virgem Maria e Jesus, construindo o primeiro presépio, que se tornou tão popular no Natal.

Mais tarde, em 1224, enquanto meditava no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo. Desta forma se unia a Ele aos sofrimentos de sua Paixão.