terça-feira, 27 de outubro de 2020

23 escolas já notificaram casos de Covid-19 na capital cearense, diz secretaria

Foto: Cmila Lima

Entre 1º de setembro, quando iniciaram retorno às atividades presenciais, até a noite dessa segunda-feira (26), 23 escolas privadas de Fortaleza já registraram casos suspeitos e confirmados de Covid-19, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará. A pasta que não detalhou quantos estudantes e profissionais testaram positivo para a doença nas instituições.

Em caso de suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus em estudante, professor ou qualquer outro membro da comunidade escolar, a secretaria alerta que a Vigilância em Saúde do município deve ser “imediatamente notificada”, repassando a informação à pasta estadual, para monitoramento epidemiológico.

Até essa segunda-feira (26), a Vigilância Sanitária do Ceará não havia fechado ou interditado parcialmente nenhuma escola. Porém, como o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) confirmou ao G1, pelo menos cinco escolas privadas já fecharam turmas, por conta própria, após serem detectados casos de Covid-19.

De acordo com a Secretaria da Saúde, 5.892 estudantes no Ceará já testaram positivo para a Covid-19, até as 11h42 desta terça-feira (27). Oito deles morreram. Foram realizados mais de 16,6 mil exames em alunos, dos quais 1.164 permanecem em investigação.

Só em Fortaleza, são 341 casos confirmados e quatro mortes de alunos. Com 2.535 exames realizados, a Capital segue com 279 casos em investigação entre estudantes.



Retorno das aulas presenciais

A presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Fortaleza, Andréa Nogueira, afirmou que “a escola da rede privada vem fazendo um trabalho preventivo, com cuidado de suspender temporariamente algumas turmas até o resultado final do exame. De fechar turmas temporariamente, se necessário for”.

As aulas presenciais retornaram em Fortaleza em setembro em partes das turmas, com redução da capacidade máxima de alunos por sala de aula.

A rede privada prevê a volta das turmas entre o 3º e o 8º ano do ensino fundamental às salas de aula já para 3 de novembro, próxima terça-feira. A volta foi autorizada pelo Governo do Estado no último domingo (26). Enquanto isso, as instituições da rede pública ainda não têm data para retorno das atividades presenciais.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará