segunda-feira, 5 de outubro de 2020

74 escolas em áreas pobres do Ceará têm notas no Ideb acima da média da rede estadual

Foto: José Leomar

Instituições públicas possuem alunos de níveis socioeconômicos ‘muito baixo’ ou ‘baixo’, segundo o Inep, mas tiveram nota no Ideb igual ou acima da meta para o ensino médio da rede estadual.

Ter um bom desempenho, apesar das adversidades dos contextos sociais. Essa é a realidade de inúmeras escolas públicas do Ceará com alunos cujos níveis socioeconômicos são ‘muito baixo’ ou ‘baixo’, conforme classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em 2019, 224 escolas públicas tiveram nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) igual ou acima de 4,5, meta estabelecida para o Ensino Médio da rede estadual. Destas, 74 são escolas pobres.

O resultado, avaliam profissionais da educação, reflete um processo de evolução da equidade no sistema educacional público no Ceará. Essa melhoria, explica, dentre outros fatores se deve ao aumento do número de escolas integrais em áreas vulneráveis do Estado, como pequenas cidades do interior, e à ações pedagógicas que garantem chances mais equilibradas aos estudantes de diferentes condições sociais.

O levantamento sobre a quantidade de escola públicas de níveis socioeconômicos baixos com desempenho acima da meta foi feito pelo Instituto Sonho Grande, com base nos resultados do Ideb, e disponibilizado ao G1. Das 74 escolas, 55 são regulares e 19 de tempo integral. Do total, 51 delas são classificadas como de nível socioeconômico “muito baixo” e 23 “baixo”.

A análise considera o indicador criado pelo Inep que classifica os níveis socioeconômicos dos estudantes brasileiros em uma escala que vai de “mais baixo nível” a “alto nível”. Este índice engloba, dentre outras dimensões, a renda familiar, a posse de bens, a contratação de serviços de empregados domésticos pela família dos estudantes e o nível de escolaridade dos pais ou responsáveis.

No nível mais baixo, a realidade dos estudantes inclui, muitas vezes, a ausência de renda fixa nas casas, os pais não sabem ler ou escrever, os bens na residência são básicos e, em alguns casos, eles não possuem celular. O levantamento do Instituto Sonho Grande sobre as escolas do Ceará analisou os resultados do Ideb, principal indicador da educação básica no Brasil.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Educaçãocearense