sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Atendimentos em policlínicas do CE caem 42% de março a setembro

Foto: Natinho Rodrigues/SVM


Desde o início da pandemia, em março, os únicos meses a registrarem mais de 30 mil atendimentos, considerado o número normal de consultas, foram agosto (30.140) e setembro (34.028).

Os atendimentos nas 19 policlínicas do Ceará tiveram uma queda de 42% entre março e setembro deste ano se comparado ao mesmo período de 2019. A redução na demanda ocorreu principalmente até julho, quando ocorreu incidência de Covid-19.

Durante o pico da pandemia no Ceará, em maio, foram 3.908 atendimentos; em agosto, o número foi de 30 mil; em setembro, 34 mil, número semelhante ao que ocorreu em janeiro e fevereiro.

O Ceará contabiliza 242.331 casos confirmados e 9.047 óbitos causados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia.

“Durante a pandemia as policlínicas continuaram abertas para os casos mais graves, para dar apoio laboratorial e também para aqueles pacientes que não têm como esperar meses, casos que não podem esperar muito tempo sem consequências sérias [em seus tratamentos]”, destaca Ivan Coelho, Superintendente da Região de Saúde de Fortaleza.

Os equipamentos, durante o período mais grave da pandemia, as unidades funcionaram com 15% da capacidade, atendendo pacientes que tinham necessidade de receber medicação de uso constante, doentes crônicos com risco de descompensação do quadro clínico, as gestantes de alto risco e os pacientes oncológicos.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.

#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Saúde