sábado, 17 de outubro de 2020

Camilo Santana envia ofícios ao Governo Federal solicitando maior controle sanitário no Aeroporto da capital cearense

O governador do Ceará, Camilo Santana participou, na tarde deste sábado (17), de uma reunião com o Comitê que delibera sobre o Decreto Estadual relativo à pandemia do coronavírus. No evento, o governador informou ao grupo ter enviado ofícios ao Governo Federal (Ministério da Infraestrutura, Anac e Anvisa) solicitando reforço nas ações de controle sanitário no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, principalmente em relação aos voos internacionais. A solicitação acontece tendo em vista o aumento de casos de Covid na Europa e EUA.

De acordo com Camilo Santana, o pedido deve-se ao fato de o Aeroporto de Fortaleza ser um espaço de controle nacional. Em publicação nas redes sociais, o governador afirmou que, ao mesmo tempo, colocou toda a estrutura do Governo do Estado à disposição para o que for necessário nessas iniciativas com o objetivo de proteger a população cearense.

"Também enviei ofício ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral solicitando providências, no âmbito de sua competência institucional, para prevenir e fazer cessar ações praticadas no contexto da campanha eleitoral de 2020 que estejam em desacordo com as regras sanitárias estabelecidas para segurança da população contra a Covid, previstas nos decretos estaduais", destacou Camilo.


Restrição reforçada

Na reunião, após análises dos dados e informações apresentados pela equipe de saúde, ficou estabelecido que o próximo Decreto Estadual, que entra em vigor na segunda-feira (19), vai conter recomendações de restrição maior em municípios onde cresce o número de casos da Covi, e não haverá qualquer avanço no Plano de Reabertura pela segunda semana.

Na publicação, o governador pontuou a restrição mais incisiva ocorre devido a imagens absurdas de desrespeito às normas sanitárias em alguns atos de campanha eleitoral, o que estaria provocando aumento de casos em alguns cidades cearenses.

"Isso faz-se necessário justamente por conta dos indicadores que apontam aumento de casos em algumas áreas, embora havendo queda nos números gerais do Estado. Os órgãos estaduais de fiscalização deverão reforçar as ações, o que seria muito importante ser feito também pelos órgãos municipais em todo o Ceará. Continuaremos agindo sempre com toda prudência e responsabilidade para que não haja retrocesso no Plano de Reabertura", afirmou o governador.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará #GovernodoEstadodoCeará