domingo, 11 de outubro de 2020

Capital cearense tem praias lotadas e cobertas por lixo no feriadão



Uma aglomeração foi registrada por vídeos, próximo a bares da esquina formada pelas ruas João Cordeiro e Padre Climério, no bairro Meireles, em Fortaleza, na noite do último sábado (10). Imagens também flagraram acúmulo de sujeira na Praia de Iracema, também na capital cearense, na manhã deste domingo (11).


De acordo com o morador da área que registrou a concentração de pessoas, o desrespeito às medidas sanitárias tem acontecido com frequência, apesar das reclamações feitas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) afirma que foram feitas intervenções na área.

"Ontem [na sexta-feira] tinha seis viaturas policiais aqui, a AMC (Autarquia Municipal de Trânsito), e hoje não tem nada. Com a multidão, essa lotação, ninguém faz nada. Já fiz duas reclamações no 190", diz o morador.

Segundo ele, além de propiciar a circulação do novo coronavírus, onde grande parte dos moradores são idosos (ou seja, do grupo de risco da Covid-19), a situação também dificulta o acesso dos moradores ao local.

Sobre a situação, a Polícia Militar informa, por meio de nota, que recebeu ocorrências simultâneas de aglomerações e perturbação do sossego alheio na área. O local também tinha som com volume acima do permitido para o horário.

"As intervenções foram realizadas nas proximidades da rua João Cordeiro, bairro Praia de Iracema, no Genibaú e no Joaquim Távora", afirma a Corporação, que acrescenta que as dispersões foram realizadas “assim como as pessoas foram orientadas a retornarem para suas casas e sobre a importância do uso das máscaras de proteção".


Poluição na praia

O feriadão também começou com registros de mais poluição ao meio ambiente. No aterro da Praia de Iracema, próximo ao local da aglomeração, foi registrado, por fotos e vídeos, o acúmulo de lixo, principalmente garrafas de vidro e plástico, na extensão da faixa de areia. O registro foi feito pelo professor Keyson Gondim, morador do Bairro de Fátima, na manhã deste domingo (11).

De acordo com o professor, a acumulação fica próxima a uma guarita da Guarda Municipal. "Na semana passada, tinha um grupo de jovens saindo no calçadão, esperando ônibus, e hoje aconteceu a mesma coisa, só que a quantidade de sujeira estava muito maior", aponta Gondim.

Segundo um comerciante que atua no local, que preferiu não se identificar, o acúmulo de sujeira na área é frequente, principalmente nos fins de semana, e vai além das garrafas plásticas e de vidro, tendo também latas e até de restos de alimentos dentre os resíduos encontrados. E reforça que os órgãos públicos responsáveis pela limpeza não atuam à noite. Assim, a limpeza só acontece pelo período da manhã.



Restaurantes autuados

Segundo a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), houve autuação de dois restaurantes por obstrução do espaço público na Praia da Iracema, com apreensão de mesas e cadeiras. Além disso, na mesma área, um ambulante teve seu material de venda apreendido, por comércio irregular de bebidas.

O órgão ainda informou que, durante o monitoramento noturno, realizou ações de fiscalização nos bairros Parque Manibura, Genibaú, onde um bar descumpriu os decretos de enfrentamento à Covid-19, Joaquim Távora e Itaperi.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará