quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Ceará tem redução de 28% em crimes de maus-tratos contra idosos, segundo Secretaria da Segurança

Imagem Ilustrativa/ Google

Dados da SSPDS mostram que as ocorrências contra a população de mais de 60 anos caíram de 647, em 2019, para 465 neste ano, entre janeiro e agosto.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) registrou, de janeiro a agosto deste ano, 465 crimes contra idosos. Em igual período de 2019 foram 647 ocorrências. Apesar da redução de 28,1% nos casos, instituições de proteção ressaltam nesta quinta-feira (1º), Dia Mundial do Idoso, que é preciso continuar em alerta para evitar maus-tratos à população acima de 60 anos.


Conforme o balanço da Pasta, dos primeiros meses de 2020, apenas julho apresentou alta. Foram 88 contra 67 do ano passado - um aumento de 31,3%. Os demais fecharam o intervalo com queda, a exemplo de janeiro e maio, contabilizaram reduções de 50% e 49,3%.


Denúncias ao MPCE

Ainda até agosto, o Ministério Público do Ceará (MPCE) anotou 530 denúncias de casos, isso é, um decréscimo de 0,74%, já que foram apenas quatro ocorrências a menos que em 2019, com 534. O MP recebe denúncias no Núcleo de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Contudo, o promotor de Justiça Enéas Romero avalia que a variação não pode ser tratada como uma tendência por "um número tão baixo". Ele aconselha que a qualquer sinal de violência, o agressor seja denunciado.

"Os crimes ocorrem dentro de casa por pessoas próximas, parentes, eventualmente, um vizinho. É obrigação de todos nós se meter, sim, e impedir que esses crimes continuem acontecendo".


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Idosos