sexta-feira, 2 de outubro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Festa da Paróquia de São Francisco de Assis 2020.



FESTA DA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS 2020
ONDE HOUVER TRISTEZA QUE EU LEVE A ALEGRIA




  “Como Pároco quero agradecer ao trabalho incansável de todas as pastorais, movimentos, comunidades, os conselhos, amigos e devotos de São Francisco que não tem se poupado em apoiar da forma que é possível, respeitando toda segurança dos os protocolos do momento. Uma palavra de gratidão a todo povo devoto de São Francisco, da Paróquia e do Brejo Santo como um todo que tem compreendido, que tem vindo a Igreja na hora que é possível e que não dá pra vir a Igreja fisicamente. É doloroso ter que estar com as portas fechadas e não permitir que o fiel venha não, a ser aqueles que tem condições. Sabemos do amor que São Francisco tem para com todos, mas nesse momento São Francisco deseja que cada um cuide um outro, da vida, da saúde para que no próximo ano possamos festejar juntos. A nossa Palavra de gratidão: A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, aos amigos que nos apoiam, ao Padre Fernandes, ao Monsenhor Dermival que todos os dias virtualmente está dando viva da novena, por que não pode estar presente mas gravamos e todos os dias ele dá um viva a São Francisco. Agradecer as autoridades, as instituições, as entidades privadas que também nos apoiam, para celebrar e levar a festa de são Francisco aos devotos. Todos eles a nossa gratidão, que são Francisco nos abençoe e todo povo brejossantenses que nós possamos passar juntos por esse momento, e agradecer ao coração de Jesus e a São Francisco, logo nós vamos ter vitória sobre esse vírus da COVID 19 que tem feito tanto mal, mas que a graça de Deus triunfará. E por isso rezamos com São Francisco e vamos viver esse tema que ele nos apresenta na sua oração: “Onde houver tristeza que eu leve alegria”, já tivemos tristeza demais com esse COVID. Que são Francisco nos ajude a ter muitas alegrias e a superar esse momento difícil da nossa vida e se Deus quiser para o ano celebrar uma festa não com essas restrições mas com a grande presença do povo, agradecendo a Deus e a São Francisco a vitória sobre essa pandemia”.

Minha palavra de gratidão ao Padre Arnaldo por me conceder um momento de conversa sobre a festa que ocorre desde o dia 24 de setembro até o dia 04 de outubro. Trago assim na história cotidiana esse momento de festa de forma atípica, mas revestido de fé.

Padre Arnaldo assim relata sobre as festividades da festa seguindo as orientações das autoridades sanitárias, bem como da Diocese. Padre Arnaldo diz que esse ano será diferente por ocasião da pandemia do COVID 19, que assola não só o Brasil, bem como o mundo. Mas apesar das restrições, não está deixando de vivenciar e viver Festa de São Francisco, diferente dos anos anteriores. Esse ano conta-se com o número bem menor da participação dos fiéis, evitando a aglomeração e obedecendo o que estabelece as orientações da saúde. A festa conta com representações da comunidade, das pastorais, dos coordenadores, grupos da sociedade civil representando os demais que não puderam participar.

Padre Arnaldo enfatiza o tema da festa: “Onde houver tristeza que eu leve a alegria”, por se tratar de um ano difícil, ano de muitas dificuldades na área social, econômica e religiosa, ano de tristezas, de muitas mortes. Mas é preciso lembrar “Que a força do evangelho e a alegria do Evangelho que São Francisco nos ensinou, jamais vai perder a força e esse brilho, o vírus vai passar, o Evangelho jamais. Assim estamos celebrando, virtualmente para que todos os devotos aqui em Brejo Santo e onde quer que possa chegar os meios de comunicação social, através da nossa TV WEB São Francisco, facebook, Instagram e outros meios de comunicação parceiros amigos, as pessoas de longe possam participar”. 

Sobre a presença física dos fiéis Padre Arnaldo se limita ao que se estabelece as normas de segurança sanitária, e o que estabelece a 4ª fase do estado de flexibilização atendendo apenas 50% do público. Assim na festa se celebra uma missa às 9 h da manhã, após a missa a exposição do Santíssimo Sacramento e a benção as 11 h seguido do oficio de São Francisco. A noite é celebrada a missa as portas fechadas com representações de apenas uma ou duas pessoas do grupo ou pastoral que é referenciado naquele dia. 

A parte social da festa será diferente com o objetivo da construção do novo altar de São Francisco, optou assim por momentos que não ocorressem aglomeração. Segue assim com um show de prêmios, pode-se levar um bloco até alguém que ficou em casa. A campanha dos garrotes, carneiros ou bezerros com a colaboração e doação de fazendeiros é outra inciativa para ajudar na festa. Outra iniciativa é o envelope entregue as famílias que receberam a imagem de São Francisco em suas casas, uma estampa e um envelope. A venda de camisas e máscaras também vem ajudar de forma simbólica, mas sobre o drive thru não foi colocado a fim de proteger os fiéis, bem como por demandar uma equipe maior para organizar. Foi diminuída a parte social, mas foi colocado o que se pode afim de praticar a empatia. 

Tem ainda a equipe de jovens de comunicação que estão de parabéns pela cobertura da festa no que se refere a parte de shows e participação de artistas, cantores, escritores enfim uma forma diferenciada de conduzir a parte cultural da festa.

O encerramento será dia 04 de outubro 2020, no domingo, Padre Arnaldo diz que no planejamento ocorrido no início do ano tinha-se pensado em um momento diferente com a participação de muitos devotos, mas veio a pandemia e tudo tomou outra direção. Será restrito, não houve caminhada pela manhã, não terá a cavalgada para não gerar risco. Pensou-se para o encerramento, as 8h da manhã, a frente da Igreja terá a imagem de São Francisco para acesso dos fiéis, além de uma benção pequena com aspersão de água na calçada da Igreja e oração sobre animais, as pessoas mantendo a distância, depois cada um retornam as suas casas. As nove horas haverá a missa solene as portas fechadas permanece como única missa do dia, com uma mínima participação de devotos, pastorais e movimentos. As 10 h e 30 a Igreja será aberta com a exposição do Santíssimo com o mínimo de pessoas, até então não tinha sido aberta, o santíssimo estará exposto até as 11 e 30. Depois do encerramento da exposição do Santíssimo a Igreja ficará aberta até as 15 h. A programação prossegue às 16 h, na qual terá o carro andor de forma simples pelas ruas da cidade e mais uma carro guardião seguido com acompanhamento da TV WEB São Francisco, para cobertura e transmissão nas redes sociais, bem como os guardiões da imagem. Assim rezar em favor de que no próximo ano seja de forma diferente. 

Rezemos e peçamos a interseção de São Francisco para o fim desse mal que é a Pandemia. Deus na sua infinita misericórdia usará de sua misericórdia. Participemos com fervor e fé, sabendo que o mais importante e a oração que nos liga a Deus.