sexta-feira, 16 de outubro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Brejo Santo e seus professores na história cotidiana.


Brejo Santo e seus professores na história cotidiana.



“Na sala de aula, é que se forma um cidadão, na sala de aula, é que se muda uma nação, na sala de aula, não há idade, nem cor, por isso aceite e respeite, o meu professor. Batam palmas pra ele que ele merece, batam palmas pra ele que ele merece”. (Canção Anjos da Guarda, Leci Brandão)

Hoje em especial com o coração feliz quero homenagear os meus colegas professores do município de Brejo Santo. O que dizer? São tantas palavras, mas cito algumas que não podem deixar de existir no vocabulário: GRATIDÃO, RESPEITO, CARINHO E DEDICAÇÃO. Missão Ou Vocação? São termos que cabem ao trabalho do professor, mas especificamente missão, por ser uma incumbência, um encargo, um propósito e um compromisso. A Vocação já é um chamado. Então o professor pode exerce sua missão com maestria, com sabedoria e amor pelo que se propõem.

Brejo Santo possui um acervo de professores com qualidades espetaculares, por se destacar na educação do Ceará e do país. Os nossos amigos que se dedicam a educação faz jus a sua missão, não só de passar e repassar, mas de gerar conhecimentos. Não é uma missão árdua, mas prazerosa, pautada de alegrias mesmo diante das dificuldades. 

Quantos professores merecem ser lembrados na história de Brejo Santo? São inúmeros, todos fundamentais que deixaram suas marcas em cada escola, em cada canto da cidade. Citarei alguns que me vem à memória, em nome de todos os que hoje dão continuidade a essa trajetória educacional: Professor José Teles (in memoriam), Professor Marilan Camilo, Toinha Camilo (in memoriam), Geraldo (Gê), Dona Cosma (in memoriam), Luis, Dalvanir,  Socorrinha Nicodemos, Olinda, Pretinha, Lúcia Leite, Lúcia de Tuta, Norbélia, Neide Teles, Aurileide Teles, Gonzaguinha, Bezerra, Iza Moreira, Altamira, Nida, Filomena, Inês Landim, Ivani Landim, Heraclides (in memoriam), Antonieta (in memoriam) Dona Nely (in memoriam), Marly, Professor Macedo (in memoriam), Dona Ieda (in memoriam),Ritinha Pinheiro, Eunice Pinheiro, Dona Bernadete, Salete, Socorro Bezerra, Maria Ambrósio, Vilma Bezerra, Dilma Bezerra, Zilma Bezerra (in memoriam), Onezina,Leoneide 9 e assim são inúmeros que merecem destaquem. Quem não tem àquele professor que marcou e que marca? Os jovens professores que atuam hoje também deixam sua história multiplicada em cada sala de aula, em cada aluno, em cada colega de trabalho, em cada lugar por onde passa. 

Parabéns para o professor todos os dias! Como diz a canção Anjos da Guarda:

Professores, Protetores das crianças do meu país 

Eu queria, como eu gostaria

De um discurso bem mais feliz, Porque tudo é educação

É matéria de todo o tempo, Ensinem a quem pensa que sabe de tudo

A entregar o conhecimento.