sexta-feira, 30 de outubro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - A atividade do amor político.


 A atividade do amor político 
(Somos todos irmãos- Papa Francisco)


Estamos nos aproximando das eleições, iremos exercer o nosso dever de cidadão. Somos responsáveis pelo poder executivo e legislativo.
 
Trago hoje na nossa história cotidiana a colocação do Papa Francisco sobre a atividade do amor político. O nosso Papa vem “revolucionando” o mundo com suas colocações de sabedoria e inspiração. Todas as suas encíclicas são direcionamentos para nós cristãos, sempre inspirado na Palavra de Deus traz na encíclica Frateli Tuti um dos capítulos sobre a política. Vale a pena ter conhecimento e vivenciar o amor ao próximo que está tão próximo de nós. 


Assim ele expressa: “Existe o chamado amor «elícito»: expressa os atos que brotam diretamente da virtude da caridade, dirigidos a pessoas e povos. Mas há também um amor «imperado»: traduz os atos de caridade que nos impelem a criar instituições mais sadias, regulamentos mais justos, estruturas mais solidárias. Por isso, é «um ato de caridade, igualmente indispensável, o empenho com o objetivo de organizar e estruturar a sociedade de modo que o próximo não se venha a encontrar na miséria».É caridade acompanhar uma pessoa que sofre, mas é caridade também tudo o que se realiza – mesmo sem ter contacto direto com essa pessoa – para modificar as condições sociais que provocam o seu sofrimento. Alguém ajuda um idoso a atravessar um rio, e isto é caridade primorosa; mas o político constrói-lhe uma ponte, e isto também é caridade. É caridade se alguém ajuda outra pessoa fornecendo-lhe comida, mas o político cria-lhe um emprego, exercendo uma forma sublime de caridade que enobrece a sua ação política”. 

Reflitamos, vamos rezar e pedir coragem aos que assumirão os cargos confiados pelo povo, sua caridade na atividade política.