quinta-feira, 8 de outubro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE-Fratelli Tutti


 Fratelli Tutti

Neste sábado dia 03 de outubro, véspera do dia de São Francisco de Assis, Francisco de Roma assinou a Encíclica Fratelli Tutti, Todos Irmãos. Inspirado na vida de Francisco de Assis, exortou:  comecemos um  caminho  de fraternidade e de confiança entre nós. O mesmo desafio lançado por Jesus: ame o próximo como a si mesmo.

Na Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco recorda da pergunta bíblica do livro de Gênesis: Onde está o teu irmão? Que lhe fizeste?

E insiste em nos questionar: o que somos, quando chega o fim?

Na essência das palavras de Francisco de Roma, a sociedade caiu na globalização da indiferença, tornando “normal” o sofrimento do outro. É urgente redescobrir a amizade social, exercitando constantemente a empatia.

Encontramo-nos mais sozinhos do que nunca neste mundo massificado, que privilegia os interesses individuais e debilita a dimensão comunitária da existência, enfatiza o Papa Francisco.

Inspirado no grande poeta Vinicius de Moraes a encíclica  nos rememora a arte do encontro no  reconhecimento da  dignidade humana, a promoção  do perdão e da reconciliação: A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.

E finaliza : Quando a pandemia acabar, oxalá já não existam ‘os outros’, mas apenas um ‘nós’.  Oxalá não seja inútil tanto sofrimento, mas tenhamos dado um salto para uma nova forma de viver e descubramos, enfim, que precisamos e somos devedores uns dos outros, para que a humanidade renasça com todos os rostos, todas as mãos e todas as vozes, livre das fronteiras que criamos. Se essa noção de fraternidade não for recuperada, o princípio ‘salve-se quem puder’ traduzir-se-á rapidamente no lema ‘todos contra todos’, e isso será pior que uma pandemia. Fratelli tutti é um receituário para que isso não ocorra. 

Afinal somos todos irmãos!

Por uma humanidade melhor!

Jacqueline Braga