terça-feira, 27 de outubro de 2020

Coronavírus no Ceará - 3 mil colaboradores de escolas particulares serão testados a partir desta terça (27).



Cerca de 3 mil colaboradores da rede de ensino particular serão examinados para Covid-19 a partir desta terça-feira, 27, segundo o Sindicato de Educação da Livre Iniciativa do Ceará (Sinepe-CE).

A testagem em massa ocorre após o Governo do Estado autorizar retorno presencial das turmas do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental na Região de Saúde de Fortaleza, que compreende a Capital e outras 42 cidades cearenses. A expectativa é de que os estabelecimentos retomem com ensino híbrido das etapas a partir de 3 de novembro.

Presidente do Sinepe-CE, Andréa Nogueira acredita que as turmas iniciarão com a capacidade máxima estabelecida de 35%, conforme prevê o decreto governamental do último domingo, 25, e que vale a partir de 1º de novembro.

“A gente tem expectativa de terminar o ano letivo com os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio retomando. Mesmo que seja no final do ano, a participação, a interação com a escola e outros estudantes são importantes. A próxima etapa também deve incluir o Ensino Superior”, projeta.

Mesmo com a liberação de todo o Ensino Fundamental para os 43 municípios que integram a Região de Saúde de Fortaleza, nenhum prefeito demonstrou interesse em reabrir as escolas este ano. Entre os motivos estão o investimento no ensino remoto, a proximidade do fim do calendário letivo de 2020 e o período eleitoral. No último mês, o prefeito da Capital cearense já havia descartado a possibilidade.

Na rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) continua em diálogo com a comunidade escolar e vistoriando as unidades escolares para identificar se estão aptas para a reabertura e a necessidade de intervenção.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.