sábado, 3 de outubro de 2020

Dois candidatos à reeleição como prefeitos no Ceará são alvos de pedido de impugnação de candidatura.



Com os primeiros passos sendo dados por pleiteantes ao cargo de prefeito nas Eleições 2020, polêmicas e processos de impugnação têm surgido em meio aos compromissos de campanha no Ceará. Dois candidatos à reeleição como prefeitos no Estado, Naumi Amorim (PSD) e Arnon Bezerra (PTB), que tentam ambos o segundo mandato neste ano, estão sendo alvos de pedido de impugnação de candidaturas, processo que contesta o registro deles para participação no pleito e que ainda passará por julgamento.



A impugnação pedida para Naumi Amorim é sustentada pelo fato de processo que corre contra ele e sua esposa, a deputada estadual Érika Amorim (PSD), no Ministério Público Eleitoral (MPE). O casal é investigado por crime eleitoral de perseguição política durante as eleições de 2018, quando teriam coagido servidores públicos de Caucaia a votar em Érika Amorim, então candidata à deputada estadual, que chegou a ser eleita.

O autor do pedido de contestação da candidatura de Naumi afirma que a impugnação se dá pelo fato de o atual prefeito de Caucaia ter sido condenado nesse caso. Em nota enviada ao O POVO, a coordenação da campanha do candidato à reeleição afirma que a defesa de Naumi já recorreu da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) junto a instâncias superiores.

"A coordenação da campanha do candidato à reeleição, em Caucaia, Naumi Amorim, informa que apresentará defesa no prazo estabelecido pela justiça eleitoral. O argumento apresentado no pedido de impugnação não suscita em cassação de registro, conforme estabelece a legislação eleitoral".

Já o registro de candidato de Arnon Bezerra, que é atual prefeito de Juazeiro do Norte e concorre novamente, é questionado pelo candidato a vereador Cícero Gomes (Podemos), que encaminhou ação de impugnação à juíza eleitoral da 119ª Zona do Município de Juazeiro do Norte nesta sexta-feira, 2. Em trecho do documento, o pedido é justificado "para impedir que a família Bezerra de Menezes transforme a cidade Juazeiro do Norte em uma capitania hereditária da mesma família".

Por meio de nota, a assessoria de Arnon Bezerra diz que as questões de impugnação têm sido constantes durante toda a pré-campanha, "pelos mesmos partidos, que insistem em criar situações sem nenhuma sustentação jurídica". O texto indica que "não há nada que torne o prefeito Arnon inelegível, absolutamente nada".

"Firmando o compromisso com a verdade, foi emitida certidão negativa de antecedentes criminais por autoridade policial, em que certifica, que até a presente data não consta investigação e/ou decisão judicial condenatória em nome de José Arnon Cruz Bezerra de Menezes", pontua a assessoria, que diz ainda que durante a campanha eleitoral é necessário que se tenha "transparência" e "verdade", que é como deve ser "a postura de um candidato ao maior cargo do executivo na cidade".

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.