quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Escolas particulares iniciam testagem de profissionais para nova fase de retorno presencial na capital cearense e mais 43 municípios

 Foto: Wâniffer Monteiro

Profissionais de instituições particulares começaram a ser testados para a Covid-19 nesta quarta-feira (28). A testagem é para o retorno presencial do 3º ao 8º ano de escolas da Região de Saúde de Fortaleza, programado para a próxima terça-feira (3). Os testes acontecem em quatro unidades de ensino superior espalhadas pela Capital.

O retorno presencial de instituições da Região foi autorizado no último domingo (25) pelo governador Camilo Santana. Seguindo o Decreto Estadual, pelo menos 1.500 profissionais de escolas particulares devem ser testados até a sexta-feira (30). Em caso de teste negativo, os profissionais estão autorizados para o retorno presencial.

“O teste é o swab, e os resultados vão para as instituições, bem como o profissional pode acessar de casa, informando o CPF. Assim que termina a testagem de cada dia, já levamos as amostras para o laboratório, pro resultado sair o mais rápido possível e conseguirmos esse levantamento até terça, dia 3”, explica a coordenadora de uma das unidades de testagem, Débora Laurentino.

Conforme coordenadora, as instituições particulares estão seguindo o protocolo do Governo do Estado: “se o professor testar positivo, vemos se ele estava dando aula presencial, vemos a quantidade e aluno e fazemos quarentena”.


Notificações

Cerca de 23 escolas particulares da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) já notificaram casos confirmados e suspeitos de Covid-19, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

As notificações, no entanto, significam que as instituições estão cumprindo o protocolo de saúde pré-estabelecido, esclarece o coordenador da equipe de retorno às aulas do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe), Henrique Soarez.

“Ainda existe uma epidemia em Fortaleza. Quando uma escola notifica significa que o local está fazendo o certo. As escolas não são bolhas em que o vírus não entra de jeito nenhum. Então, o protocolo deve ser seguido. Na detecção de um caso em uma turma, a turma deve ser fechada. Já quando há dois casos em turmas diferentes, a escola deve fechar”, considera.

Mesmo com o exame inicial, ainda não há programação de testagem periódica em profissionais, “mas acredito que haverá esse planejamento. A preocupação é que a gente consiga manter a segurança de alunos e profissionais, seguindo todo protocolo de biossegurança que cada instituição fez e consiga retornar da maneira mais segura”, pontua a coordenadora.


Segurança

Uma das profissionais a serem testadas é a professora do 4º ano do ensino fundamental, Euclidia Maria Silvia Colares. “É uma forma de proteção e até de valorizar o profissional que está retornando com toda a vulnerabilidade e todos os medos, mas pelo menos é um passo que nos dá um pouco de segurança”, diz.

“Antes, estávamos só no sistema remoto e agora alguns estão querendo voltar. Nós, como profissionais, entendemos que é uma necessidade da criança para retornar e estar junto. A única esperança é de que isso tudo acabe e a gente possa voltar todos juntos”, declara a professora.

Já o professor de Educação Física do 5º ao 7º ano, Vandeildo de Sousa Alves, revela que ainda não se sente totalmente seguro, mas “a escola está nos proporcionando algumas regalias, como o sistema híbrido, com parte dos alunos em casa, e a gente se sente mais seguro”.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará