sábado, 10 de outubro de 2020

Pequeno asteroide cai no Maciço do Baturité e assusta moradores da região, no Ceará

Foto: Romário Fernandes

Um pequeno asteroide caiu na manhã deste sábado (10) na região do Maciço do Baturité, no Ceará. O barulho forte e alto assustou moradores de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Redenção, Palmácia e Guaramiranga.

Segundo relato do astrônomo, Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza, próximo da região do Maciço, onde se deslocou no sentido Noroeste.


"Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória", afirmou.


Satélite meteorológico registra o fenômeno

O professor de astronomia Romário Fernandes afirmou para o G1 que um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno.


“Há um satélite que está centenas de quilômetros acima da Terra e ele é um satélite geoestacionário meteorológico de monitoramento climático. Ele fica orbitando a Terra regularmente para outros fins. E ele capturou esse registro. Esse azul (indicado na imagem) é um indicativo do fenômeno luminoso, a explosão que aconteceu por volta das 6h50 na região" explica.


'Barulho de trovão' e 'queda de avião'

Alguns moradores do Maciço, como o analista de contas a pagar Dyonatham Maciel, ficaram impressionados como volume do som escutado. “Todo mundo assustado. Uns dizem que foi queda de avião, uns acham que foi meteoro. Foram dois estrondos. Parecia trovão, pensei que ia chover, descreveu Dyonatham que mora em Baturité.


Outros relatos também surgiram na região. “Foi um barulho muito parecido com o de um trovão. Pancada seca. Durou uns três a quatro segundos. Balançou as portas do quarto onde estava”, contou o radialista Delano Holanda, que mora em Pacoti. Já a vendedor Gabriel Orlando da Silva pensou que era um acidente aéreo. “Parecia uma queda de avião ou algo parecido”. Teve gente que pensou se tratar de um terremoto. "Percebi a casa tremer. Uma forte vibração”, disse o comerciante Renato Nunes Sampaio.


Embora moradores também narrarem a sensação de tremor, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte informou que nenhum tremor de terra foi identificado na região nesta manhã.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1CE. Para acessar a matéria original clique aqui.

#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Asteróide