quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Mostra Sesc de Culturas terá mais de 70 atividades culturais em programação on-line.

Com a ideia “Se amostra pro mundo, Ceará!”, a Mostra Sesc de Culturas apresenta, de 1º a 8 de novembro, talentos, linguagens e experiências do Estado. Com mais de 70 atividades culturais para todas as idades, programação será realizada completamente on-line, por meio do canal no Youtube e do Instagram da Mostra. Show de abertura acontece no dia 1º, às 17 horas, com Fábio Carneirinho, Luiz Fidelis, Nonato Lima e Waldonys.


Público também poderá conferir as atividades por meio do aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível nas versões Android e iOS. No dia 8 de novembro, às 20h30min, a Mostra encerra com os shows de Edmar Gonçalves, Bruna Ene e Solange Almeida.

Realizada há mais de 20 anos, a Mostra Sesc de Culturas tem como objetivo reforçar a pluralidade da cultura cearense. Esta edição entrecruza linguagens, espaços e ações da sociedade no mundo contemporâneo. De suas casas, os espectadores terão acesso a shows, espetáculos, encontros, exposições, bate-papos, apresentações de grupos de tradição e visitas aos Museus Orgânicos em 360 graus.


Confira outros destaques da programação:

Visita guiada aos Museus Orgânicos

Iniciativa do Sesc, os Museus Orgânicos têm como intuito promover o legado e os saberes dos Mestres da Cultura, como o Museu Casa do Mestre Antônio Luiz, Museu Oficina do Mestre Françuili, Casa Museu do Mestre Nena, Museu Casa do Mestre Raimundo Aniceto, Museu Casa Oficina Mestra Dinha, Museu Casa da Mestre Zulene Galdino e Museu Casa dos Pássaros do Sertão.


Na visita virtual, o público poderá apreciar as exposições “Luzes de Candeias”, de Jhoe Alecrim, Babel, de Rafael Vilarouca, e “Ao Redor”, de Lino Fly e Nívia Uchôa. Mediação será realizada pelos próprios artistas, que ainda participam de um bate-papo no dia 1º de novembro, às 14 horas.


Espetáculos de artes cênicas e dança

Integra a programação o espetáculo de dança e performance “A Beira de…”, de Silvia Moura, no dia 5 de novembro, às 19 horas. A artista apropria-se da palavra e de objetos íntimos sobre sua mesa. Notícias e fatos cotidianos interferem na narrativa.


O Grupo Dança-Libras apresenta o espetáculo “Felizes para Sempre”. Os intérpretes Clarissa Costa e John Morais misturam com a dança de salão a Língua Brasileira de Sinais (Libras), no sexto dia do evento, às 18 horas.


Literatura, patrimônio, cinema, moda e gastronomia

Nomes como Mailson Furtado, Talles Azigon, Bruno D’Almeida, Zé Wellington, Pedro Ernesto Moraes e Fátima Teles participam dos diálogos com o projeto Café Literário. No âmbito do patrimônio, a Mostra Sesc Culturas levanta questionamentos sobre o reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.


Curtas, longas e médias-metragens dirigidos por cearenses serão exibidos. Filmes de cineastas como Jaildo Oliveira, Danilo Patrício, Wolney Oliveira e Sara Benvenuto integram a programação da Mostra.


Oficinas de moda e gastronomia, realizadas em parceria com o Senac Ceará, serão abertas ao público.


Infantil

Atividades de teatro, circo e contação de histórias integram a programação para o público infantil. Atrações como Dona Zefinha, Carroça de Mamulengos, K’os Coletivo, Bricoleiros e Maleta de Histórias devem animar a criançada.


Mostra Sesc de Culturas

Quando: de 1º a 8 de novembro

Onde: transmissão pelo Instagram @mostrasescdeculturas e canal no YouTube Sesc Ceará

Mais informações site e no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.



*Da redação do Blog do Farias com dados do Opovo.