quinta-feira, 8 de outubro de 2020

No Ceará, mortalidade por câncer de mama cresce 12% em dois anos.



A mortalidade por câncer de mama cresceu 12% no Ceará entre 2017 e 2019, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. Ao todo, 684 mulheres perderam a vida por conta da doença, em todo o estado, em 2017. O número cresceu para 734, em 2018, e para 772, no balanço preliminar do ano passado. O órgão ainda não disponibilizou dados de 2020.

Moradora de Sobral, no Norte do Ceará, Luana Maria lutou para viver após receber um diagnóstico tardio, com apenas 32 anos, em novembro do ano passado. À época, ela estava grávida de José e já notava um pequeno nódulo na mama direita, que triplicou de tamanho em dois meses.

“Eu confesso que não fazia o exame de toque, e o meu câncer já estava no nível quatro, o último. Foi uma surpresa porque achei que só acontecia com mulheres acima de 40 anos”, revela a auxiliar administrativa.

Depois de enfrentar 16 quimioterapias, 15 radioterapias e a remoção da mama, durante a pandemia da Covid-19, Luana venceu a doença e passou a conscientizar outras mulheres pelas redes sociais. “Sequelas ficam, mas consegui me sair tranquila. Sempre falo que a vida está nas mãos da gente”, reforça.

Médicos cearenses apontam que o isolamento social da pandemia do novo coronavírus também prejudicou o diagnóstico da doença. O Ministério da Saúde mostra que o número de mamografias no Ceará caiu 44% de janeiro a agosto de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.