sábado, 17 de outubro de 2020

No Ceará, PMs alvos de operação comandavam esquema milionário de extorsão e venda de drogas e armas.



Dois policiais militares presos nessa sexta-feira (16) durante a segunda fase da Operação Gênesis são apontados pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) como líderes de um esquema criminoso que extorquia traficantes e revendia armas e drogas apreendidas. Mais três policiais civis foram presos na mesma operação, um outro PM segue foragido.

A segunda fase da Operação Gênesis foi deflagrada na manhã dessa sexta-feira (16). A primeira fase aconteceu há quase um mês e também teve como alvos agentes da Segurança Pública do Ceará. Na segunda fase foram cumpridos 14 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em Fortaleza e Caucaia, cidade localizada na Grande Fortaleza.

Investigação
As investigações indicam que em sete meses a quadrilha movimentou, pelo menos, R$ 2 milhões. De acordo com o promotor de Justiça Adriano Saraiva, do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a movimentação milionária em curto período de tempo aconteceu porque além dos criminosos pagarem os policiais em troca de não serem presos, os ilícitos apreendidos pelos agentes eram renegociados no mercado paralelo.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.