sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Profissionais da saúde temem possível novo aumento de casos da Covid-19 no Ceará

Foto: Fábio Lima

Embora os indicadores epidemiológicos da pandemia no Ceará permaneçam estáveis, casos de Covid-19 continuam acontecendo, a exemplo do governador Camilo Santana (PT) e de sua esposa, que testaram positivo para a doença recentemente. Profissionais da saúde se preocupam com o relaxamento das medidas de prevenção por parte das pessoas e alertam para o risco de um novo pico de casos.

Médico infectologista do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Ivo Castelo Branco relata ter observado um aumento na procura de pacientes com sintomas gripais na última semana. O hospital onde trabalha realiza atendimento ambulatorial e encaminha, quando necessário, os pacientes para outras unidades.

“Trabalho há 41 anos nesta área. Infelizmente os números [oficiais] têm sempre um retardo, geralmente de duas semanas, quando temos essas tendências. No [feriado do ] 7 de setembro houve uma probabilidade de aumento de contágio, principalmente nos mais jovens. São pessoas que vão ter a Covid-19 sem maiores complicações, mas transmitindo para outras que podem ter complicações”, adverte.

Segundo o médico, não se pode descartar a possibilidade de uma segunda onda de casos no Ceará. “Nada está controlado. A Covid-19 é uma doença a qual não estamos imunes. Temos relatos de pessoas recontaminadas com vírus de cepas diferentes”, alerta. O Ceará acumula hoje 258.479 casos de infecção pelo coronavírus e 9.126 óbitos, segundo a plataforma IntegraSUS, do governo estadual.

Na visão da enfermeira intensivista Gizelly Castelo Branco, as pessoas “perderam o medo da doença” e isso fica claro nas aglomerações registradas em praias, restaurantes e outros estabelecimentos.

“Em relação ao serviço de emergência as pessoas têm procurado sim, mas a procura reduziu. A tendência é que aumente. Acredito que é possível, sim, acontecer uma segunda onda”, considera.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Covid-19