quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Quatro escolas particulares já tiveram suspensão de aulas por suspeita ou confirmação de Covid-19

Foto: Júlio Caesar

Nesta quinta-feira, 8, mais uma escola particular decidiu suspender aulas presenciais por suspeita ou confirmação de casos de Covid-19. Em comunicado nas redes sociais, o Colégio 7 de Setembro informou sobre a decisão de suspensão de aulas, até depois do feriado do dia 12 de outubro, de duas turmas de infantil III da sede Centro. Isso porque quatro crianças estão com sintomas de gripe. Até o momento, a escola não tem conhecimento de casos confirmados de coronavírus e espera que as crianças sejam testadas em breve.

“Enquanto nossa população população não estiver vacinada, a gente vai precisar, para ter escolas seguras, estar atentos e fazer movimentos de precaução e cuidado. Para evitar a transmissão do vírus, as escolas têm que estar preparadas para fechar turmas e até mesmo fechar uma sede toda”, afirmou o diretor do Colégio, Henrique Soárez. Segundo ele, as famílias já foram avisadas e se mostraram receptivas quanto à decisão.

Segundo o Sindicato que representa as instituições de ensino particular do Ceará, Sinepe, foram feitos mais de 8.000 testes entre os profissionais, dos quais 21 casos deram positivo (0,26%). A instituição aponta que as escolas têm seguido os protocolos em casos confirmados ou suspeitos, que consiste no isolamento e, quando necessário, suspensão temporária de atividades presenciais. “Entre estes casos nenhum foi relacionado à atividade escolar, uma vez que os testes foram realizados antes do retorno às aulas presenciais”, ressaltou em nota.

Na segunda-feira, 5, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o colégio Antares paralisou aulas após contágio detectado em dois profissionais. Na quarta-feira, 7, mais duas instituições de ensino com sedes nos bairros José Walter, na Capital, e no Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), paralisaram atividades presenciais após profissionais testarem positivo para Covid-19. "Por amor à vida, resolvemos suspender as aulas presenciais do Ensino Infantil no restante do ano de 2020. Infelizmente, dois colaboradores testaram positivo para a Covid-19", diz o colégio particular Educar em comunicado dado aos pais, no último dia 30. Com unidade principal centrada no José Walter, a escola havia retornado atividades após permissão do Estado.

Já a do Eusébio, a escola Professor Clodomir Teófilo Girão, que faz parte da Associação Estação da Luz, foi interditada pela Secretaria de Saúde do Município, por meio da Vigilância Sanitária, no último domingo, 4. Oito profissionais, dos 41 testados, tiveram resultado positivo.

De acordo com as recomendações estaduais, se dois ou mais profissionais testarem positivo para a doença, toda a escola deve ser fechada. Além disso, alunos e funcionários devem ficar em auto quarentena por, no mínimo, 14 dias- período em que o comportamento do vírus é observado.

“Ressaltamos que com a retomada de praticamente todos os setores econômicos, a transmissão residual ainda acontece. As escolas são o único setor com testagens em massa e constantes. Com todas as medidas e procedimentos adotados, o ambiente escolar tem se mostrado seguro", afirma o Sinepe em nota. Segundo o Sindicato, as instituições de ensino estão equipadas com EPI’s, totens de álcool em gel e tapetes sanitizantes e têm seguido as medidas como distanciamento de 1,5m, aferição de temperatura e o uso de máscaras, baseados em estudos e orientações de especialistas nacionais e internacionais de saúde.


*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.

#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasdoCeará #Educação #Voltaàsaulas