quinta-feira, 15 de outubro de 2020

WhatsApp libera ferramenta para checar no Google veracidade de mensagens.



Uma funcionalidade anunciada em agosto pelo WhatsApp está chegando a mais usuários no Brasil neste mês de outubro. Agora, conteúdos que foram encaminhados muitas vezes dentro do aplicativo terão um ícone de lupa ao lado da mensagem, que permitirá pesquisar o texto no Google ao ser tocado ou clicado.

Segundo a empresa, o intuito é permitir que a veracidade das mensagens seja checada, ajudando a combater a desinformação e a propagação de notícias falsas. A função está em fase de testes, disponível, além do Brasil, na Espanha, nos Estados Unidos, na Irlanda, na Itália, no México e no Reino Unido.

Não é a primeira vez que o WhatsApp toma medidas para combater a disseminação desse tipo de conteúdo. A ferramenta se soma à indicação de "Encaminhado", que aparece ao enviar uma mensagem de um contato ou grupo para outros. Também foi colocado limite no máximo de contatos para os quais se pode encaminhar uma mensagem ao mesmo tempo - inicialmente para 20 contatos, em 2018, e depois para apenas cinco pessoas ou grupos, em 2019. A restrição foi ainda maior após o começo da pandemia de coronavírus, podendo reenviar mensagens a apenas um contato por vez.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.