quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Avião com primeiro lote da vacina chinesa Coronavac chega ao Brasil.

Pousou na manhã desta quinta-feira, (19), em Guarulhos, São Paulo, o avião com o primeiro lote de doses prontas da vacina chinesa Coronavac. As 120 mil doses serão usadas nos testes da fase 3 no Brasil, que é conduzido pelo Instituto Butantan.


As doses podem imunizar cerca de 60 mil pessoas e tiveram que ser armazenadas em temperaturas que variam entre 2º C e 8º C. Por questões de segurança, o local para onde as doses foram levadas não foi divulgado. Até o final de dezembro, o governo paulista espera receber mais lotes da vacina pronta, totalizando 6 milhões. 
 
Ainda neste mês, o Butantan espera receber 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina – Covas estima que o instituto será capaz de produzir 46 milhões de doses de vacinas até janeiro.

Dados preliminares dos testes clínicos com a vacina publicados na terça-feira (17), na revista médica The Lancet mostraram que a vacina induziu uma rápida resposta imune, mas o nível de anticorpos produzidos foi menor do que o visto em pessoas que se recuperaram da doença.

Embora os testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido desenvolvidos para determinar a eficácia da Coronavac, os pesquisadores disseram que ela pode fornecer proteção suficiente, com base na experiência com outras vacinas e em dados de estudos pré-clínicos em macacos.

As descobertas da Sinovac, publicadas em artigo revisado por outros cientistas na Lancet são dos testes clínicos em Fases 1 e 2 realizados na China, com mais de 700 participantes.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da CNN. Para ler a matéria original, clique aqui