sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Círculos em Movimento: Plataforma permitirá que professores tenham acesso a cursos de forma virtual

A Vice-Governadoria do Ceará, em ação através da Secretaria da Educação (Seduc), apresentou nesta sexta-feira (27) a plataforma online Círculos em Movimento (CEM). Por meio da internet, professores terão acesso a cursos, conteúdos didáticos, vídeos, infográficos, além da troca de experiências para fomentar a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar e familiar. O projeto possui apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Serviço Social da Indústria (SESI), da Terre des hommes Brasil (Tdh) e também da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).


O evento aconteceu através de reunião online e contou com as presenças da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Leoberto Brancher, do secretário executivo do ensino médio da Seduc, Rogers Mendes, e da gestora de Coordenação de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice-Governadoria, Cristiane Holanda.


Izolda Cela salientou a importância da educação na criação de uma sociedade melhor para todos. “A educação tem papel muito importante na construção de relações que nós desejamos cada vez: mais pacíficas, mais maduras, que promovam uma sociedade melhor. As escolas contribuem também nesse aspecto relacionado a ensinar a viver melhor. Toda essa linha de justiça restaurativa, com os círculos, mediação, está contido como um dos componentes desse projeto”, pontuou.


Cristiane Holanda lembrou como a plataforma pode ajudar não só o ambiente de ensino como também a esfera social, impactando as famílias envolvidas. “É um sonho muito esperado por todos nós que fazemos o Ceará Pacífico. Entendemos que a justiça restaurativa e os círculos de construção de paz precisam passar por dentro das escolas. Será algo bem proveitoso para professores e alunos no sentido de construir a paz na nossa família, na nossa escola e na sociedade”, frisou.


Marlova Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil, enviou comentário por vídeo sobre os benefícios que serão alcançados com o lançamento da CEM. “O projeto Círculos em Movimento permite que coloquemos a cultura de paz em ação, que trabalhemos a ideia de valores essenciais como o diálogo, a tolerância, o respeito ao outro. Exercitamos, por meio da CEM, sobretudo nas escolas, o verdadeiro processo de justiça restaurativa, permitindo usar situações conflituosas, para a partir do diálogo, superar esses obstáculos. Acreditamos que projetos como esse mudam a realidade das pessoas”, disse.


Saiba mais

A plataforma online Círculos em Movimento (CEM) busca uma formação continuada para professores numa linguagem que possa ser traduzida dentro da sala de aula, servindo para ampliar as condições dos educadores. Assim, estudantes poderão pensar a vida de maneira mais global e aprenderão a conviver de forma pacífica.


A CEM visa também divulgar práticas restaurativas dos círculos de construção de paz, sensibilizar e atrair o interesse das pessoas pelos círculos, incentivar a busca de treinamento presencial, além de fornecer um espaço para troca de experiências relacionadas ao projeto.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará.