quinta-feira, 12 de novembro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE


COLUNA DA JACQUELINE


Nesta quarta-feira recebi um convite muito especial das professoras Jucieuda e Luciana para participar de uma reunião  virtual de um projeto piloto que elas estão desenvolvendo com alunos da Rede Municipal de Ensino de Brejo Santo: Sementes de gentileza. 

São alunos voluntários que serão multiplicadores de gentilezas. Vocês não imaginam a lindeza deste momento. Quando você ver o posicionamento de crianças  que já trazem na sua essência a grande necessidade de amar,  dar a certeza que a humanidade tem jeito sim. 

Por muitos momentos me emocionei com as falas daqueles que serão o amanhã e agradeci imensamente ao nosso Deus.

Lembrei do profeta Gentileza, que transformou uma grande tragédia num celeiro de gentilezas. O  grande incêndio do circo Gran Circus Norte-Americano em Niterói, fez com que o profeta abraçasse a missão de  consolar os parentes das vítimas do incêndio  e semear ali um jardim de flores foi sua primeira missão,  fazendo uma relação direta com a fênix que renasce das cinzas. A partir daquele dia José Datrino ficou conhecido como José Agradecido ou Profeta gentileza.

Que tal exercitar uma virtude que anda meio esquecida? A gentileza.

Gentileza que não quer dizer fraqueza e sim, cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento, um sorriso, um afeto, um alô, um post carinhoso, muito obrigada, bom dia, desculpe, por favor. São Gentilezas que  geram gentileza.

Amor palavra que liberta, já dizia o profeta.

Mia Couto poetisa:

Toda gentileza é uma Declaração de Amor.

Gentil é aquele que passa pela vida do outro, toca-o com leveza e marca-o onde ninguém mais pode ver.

Por uma humanidade melhor!

Jacqueline Braga