quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Mais de 3 mil vagas devem ser abertas em novos concursos para área de segurança pública no Ceará

Foto: Mauri Melo

Em live realizada nesta quarta-feira, 18, o governador Camilo Santana (PT) anunciou novos concursos para a área de segurança que devem acontecer até 2022. Serão 3.128 vagas para os diversos setores como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e policiais da Perícia Forense. Além das vagas na segurança pública, Camilo Santana anunciou a chamada de professores para a Secretária de Educação (Seduc) ainda para o início do semestre letivo de 2021.


A Policia Militar será a área com mais vagas, totalizando 2.200, divididas entre 200 oficiais e 2 mil para soldados. A chamada deve acontecer com duas etapas ainda em 2021 e mais duas em 2022. O objetivo é viabilizar a ampliação do efetivo e a implementação de batalhões do Raio em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes.


Já para a Policia Civil, 500 novas vagas devem ser abertas, sendo 400 inspetores e 100 escrivães. Segundo o governador, há urgência para os agentes da Pefoce, com o acréscimo de 170 vagas, para a inauguração de duas unidades no interior. Serão 60 vagas para peritos criminais, 20 peritos legistas, 20 médicos legistas e 70 auxiliares de perícia. 

Para o Corpo de Bombeiros, em vez de um novo concurso, o processo já em andamento deve ser concluído e a última turma vai ser chamada, totalizando 258 novos nomes, sendo 208 soldados e 50 oficiais que estavam esperando a chamada. Outro ponto que deve acontecer é a reforma de todos os quarteis e delegacias do Ceará. Segundo Camilo Santana, o processo já foi autorizado e está passando por levantamento. "Em breve, eu e o Caron vamos anunciar todos os quarteis e delegacias do Ceará serão reformada para deixar em perfeito estado para os profissionais de segurança", disse na live.


Educação

 Além da segurança pública, Camilo Santana ressaltou que outras áreas também devem receber novos servidores, ou com a chamada de processos já em andamento ou com a promoção de novos concursos. Para o começo do ano letivo de 2021, os professores do último processo da Secretária de Educação devem ser chamados. "Nós estaremos convocando, a partir do início do ano, para o período letivo de 2021 das escolas do Ceará, os concursados do concurso da Seduc", afirmou.


Ainda de acordo com o governador, até janeiro, deve ser divulgado também concurso público na área da saúde para preencher vagas de médicos de diversas áreas e enfermeiros.



*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.