sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Ministério da Saúde permite que 39 profissionais do programa Mais Médicos estendam contrato no Ceará

Foto: José Leomar/SVM

O Ministério da Saúde prorrogou por mais um ano o contrato de 39 profissionais vinculados ao Programa Mais Médicos no Ceará. A ideia é reforçar o atendimento durante a pandemia de Covid-19. A autorização foi publicada em Diário Oficial da União na última quarta-feira (18) e vale apenas para profissionais chamados pelo Edital SGTES/MS nº 12, divulgado em novembro de 2017.


Caso o médico ou o gestor municipal não queiram estender o contrato profissional, é possível indicar desinteresse entre os dias 23 e 25 de novembro no Sistema de Gestão de Programas, disponibilizado no site do programa. A relação definitiva, com os profissionais que aderiram à prorrogação, será divulgada em 1° de dezembro.


Conforme informações do Ministério, a recomendação é que os profissionais selecionados, atuantes desde 2018 no Estado, continuem as atividades no município em que já estão alocados. No Ceará, os 39 médicos com permissão para estender o contrato estão distribuídos em 28 cidades.


Fortaleza é a região com o maior número de profissionais aptos para renovação, com sete médicos lotados na Capital. O município de Quixadá, no Sertão Central, enumera quatro médicos que podem renovar os contratos. Já nas cidades de Ibiapina, na Serra da Ibiapaba, e Itapipoca, dois profissionais podem estender o tempo de atuação em cada município.



Renovação

Nas estimativas do Ministério da Saúde, 531 médicos chamados no Edital podem renovar o contrato. Para participar do programa, é preciso ser um profissional formado em instituições de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil. Médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras, com habilitação para exercício da medicina no exterior (intercambista individual) também estão aptos a participar do Mais Médicos.


De acordo com a Pasta federal, mais de 16 mil médicos atendem em 3.822 municípios brasileiros e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, reforçando o enfrentamento à Covid-19 no país.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.