sábado, 21 de novembro de 2020

Novos casos de coronavírus em Fortaleza aumentam 24,7% em 15 dias

O registro de novos casos da Covid-19 continua crescendo na Capital. Na quinzena correspondente às semanas epidemiológicas (SE) 44/45 — período de 25/10 a 07/11 —, o incremento foi de 24,7%, comparado com a quinzena anterior (SE 42/43). Em relação aos óbitos, houve redução de 38,1% no mesmo período. Esses dados foram apresentados no 52º boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) nesta sexta-feira, 20.


O Estado conta com cinco regiões de saúde — Fortaleza, Norte, Cariri, Litoral Leste/Jaguaribe e Sertão Central — e 22 Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS). Da Região de Saúde Fortaleza, por exemplo, fazem parte as ADS Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Baturité, Itapipoca e Cascavel. Cada ADS, por sua vez, abrange determinados municípios. Fazem parte da ADS Fortaleza, além da Capital, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga.

Ao mesmo tempo em que destaca uma redução geral no incremento de novos casos nas regiões de saúde nas SE 44 e 45, o boletim epidemiológico aponta aumento em oito áreas descentralizadas do Estado: Fortaleza (19,2%), Caucaia (1,1%), Maracanaú (29,5%), Itapipoca (3,2%), Aracati (25,5%), Russas (22,6%), Acaraú (59,0%) e Camocim (19,4%). As ADS de Russas, Sobral, Tianguá, Crateús e Brejo Santo tiveram aumento de óbitos no mesmo período.


A secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, destaca que as regiões onde houve o incremento de novos casos têm em comum a intensa movimentação de pessoas. "Quando a gente avalia especificamente algumas áreas descentralizadas de saúde, elas mostraram incremento. Essas áreas descentralizadas (são) de Fortaleza e as regiões próximas. E outras áreas descentralizadas onde há a circulação muito grande de pessoas, principalmente na área litorânea, como Camocim e Aracati", afirmou.

Magda Almeida apontou, ainda, o aumento da ocupação dos leitos, principalmente nos hospitais privados, e da positividade dos testes para Covid-19. Em vídeo enviado à imprensa, a secretária-executiva reforçou a necessidade de a população manter o distanciamento social, o uso de máscara e a etiqueta respiratória.

Ontem, o Ceará ultrapassou os 290 mil casos de Covid-19. Ao todo, são 290.484 casos confirmados e 9.487 mortes causadas pela doença, segundo informações do IntegraSus, plataforma da Sesa, atualizado às 19h15min. A letalidade, índice que expressa o número de óbitos a cada 100 casos confirmados da doença, é de 3,26% no Estado. Já a taxa de positividade, percentual de testes com resultado positivo em relação ao total de exames relacionados, é de 15,36%.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO.