quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Brejo Santo: alunas da escola Nobilino Alves de Araújo são destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

 

Por: Victória Ellen


A escola Nobilino Alves de Araújo, localizada no município de Brejo Santo no interior do Ceará é mais uma vez destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).


A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Na edição deste ano as alunas Maria Yasmine Martins de Sousa (9°ano) com a média de 8,8  ganhou  medalha de ouro e a aluna Larissa Moura dos Santos (7° ano) com média 8,4 ganhou medalha de prata.


Desde 2016 a escola se destaca com alunos medalhistas, no total são 44 medalhas, sendo 17 de bronze, 18 de prata e 9 de ouro.

Aula preparatória para a OBA em 2019


Responsável pela coordenação da preparação dos estudantes, em 2020 o professor Junior criou uma turma exclusiva para a OBA no Google Sala de Aula. Na plataforma foram postadas vídeo aulas, testes on-line e materiais digitais. No segundo semestre o professor realizou algumas Lives aulas pela plataforma YouTube, onde explanou  conteúdos e também realizou atividades interativas de revisão, a interação com os alunos ocorria pelo chat ao vivo


Estudante Maria Yasmine 

A estudante Maria Yasmine, medalhista pela quarta vez consecutiva, diz que  sempre se surpreende com os resultados, nunca imaginou que conseguiria ir tão longe e fica muito feliz em saber que seu esforço valeu a pena.


Estudante Larissa Moura

A estudante Larissa Moura medalhista pela segunda vez consecutiva disse que ser medalhista traz uma sensação muito boa, afirmou também que sente orgulho pelo resultado que a motiva a participar mais vezes.

Professor Junior e as alunas medalhistas. Foto de 2019.

Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG também podem participar alunos do ensino superior.


*Victória Ellen da redação do Blog do Farias Júnior com dados do site da OBA.