quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Ceará deve ter 1,7 milhão de doses para grupo de risco e começar a vacinar em fevereiro.


O Ceará deverá receber 1,7 milhão de doses da vacina contra o coronavírus ainda no primeiro semestre de 2021. A informação é do governador do Estado, Camilo Santana (PT), após apresentação do plano de vacinação pelo Governo Federal na manhã desta quarta-feira, 16, em Brasília. 

De acordo com Camilo, a expectativa é de que a vacinação comece em fevereiro e as primeiras pessoas a serem imunizadas no Ceará são os profissionais da saúde “porque estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19”. “A expectativa é que a gente já possa no mês de fevereiro iniciar essa vacinação, prioritariamente com os profissionais de saúde, pessoas idosas e com comorbidades. Há uma previsão de no primeiro semestre o Ceará receber 1,7 milhão doses”, disse o governador. 

Em seguida, o plano deve contemplar a vacinação de pessoas de grupos prioritários, como população indígena, professores, trabalhadores das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade. Cada grupo será vacinado por etapas. A meta do Governo do Ceará é vacinar 95% dos grupos prioritários, totalizando 1.794.076 pessoas.

Conforme explica Camilo, o Ceará já se organiza para não enfrentar problemas de logística da produção e aplicação da vacina. “Mesmo o Ministério tendo informado que está comprando 300 milhões de seringas e agulhas, nós também estamos comprando seringas, agulhas e refrigeradores para guardar as vacinas, porque, a partir do momento que o Estado as recebe, é responsabilidade nossa fazer toda a logística de distribuição para a população cearense”, informou o governador.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.