domingo, 6 de dezembro de 2020

Colégio da Polícia Militar do Ceará realiza seleção de alunos para turmas de 2021

Foto: Kilvia Muniz

O Colégio da Polícia Militar do Ceará (PMCE) realiza seleção para novos estudantes das quatro instituições do Estado, neste domingo (6), com protocolos de triagem e adequação das salas de provas para evitar a propagação do novo coronavírus. Para o próximo ano letivo, são disponibilizadas 1.056 vagas em turmas de ensino fundamental e médio nas unidades de Fortaleza, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.


A exigência do uso adequado da máscara, cobrindo boca e nariz, pode eliminar os candidatos que se recusarem a cumprir com a determinação de segurança biológica. Na entrada do Colégio da Polícia Militar é feita triagem com aferição de temperatura dos participantes e acompanhantes - apenas um responsável por candidato pode entrar -, além das medidas de distanciamento nas salas. Serão 3 horas de duração do exame.


Diogo Morais, de seis anos, demonstrou interesse de estudar na instituição aos pais e se preparou ao longo do ano mesmo com adoção do estudo remoto, como observa sua mãe. “Esse ano de pandemia deu uma desacelerada no ritmo de estudos, mas a gente foi se preparando em casa, nos últimos dois meses a gente intensificou um pouco mais, treinar mais as provas, no método que é aplicado”, destaca a analista de recursos humanos, Rimenna Morais, de 36 anos.


Este é a primeira tentativa do filho para admissão no Colégio da Polícia Militar e as habilidades de leitura e de escrita foram reforçadas ao longo do ano. Rimenna diz estar satisfeita com a participação do filho independente do resultado. “O meu coração está mais apertado do que o dele porque a sensação é como se fosse o primeiro dia que eu deixei ele na escola”, acrescenta.


Seleção diferenciada

Quem se recusar a usar máscara de forma correta dentro das escolas não terá acesso às provas e será eliminado do processo seletivo considerando os protocolos de contenção do novo coronavírus. As provas são diferentes para cada turma pretendida pelo candidato e os programas de estudo foram disponibilizados no edital.


O processo seletivo distribui vagas entre 1º, 2º, 6º, 8º e 9° anos do Ensino Fundamental e 1°, 2º e 3° ano do Ensino Médio, conforme instituição:


1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó, em Fortaleza: 102 vagas

2º Colégio da Polícia Militar Coronel Hervano Macêdo Júnior, em Juazeiro do Norte: 304 vagas

3º Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima, em Maracanaú: 324 vagas

4º Colégio da Polícia Militar Ministro Jarbas Passarinho, em Sobral: 326 vagas

Os candidatos do 1° ano do Ensino Fundamental participam de sondagem das habilidades cognitivas, com provas subjetivas, com dez questões de português e dez de matemática. As pontuações variam conforme o grau de dificuldade. Os demais candidatos recebem provas objetivas de múltipla escolha de português e de matemática com peso igual entre as questões e adequadas a cada turma.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.