sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - “Sacramentinas eucarísticas e missionárias”, 305 anos de histórias e vitórias.


“Sacramentinas eucarísticas e missionárias”, 305 anos de histórias e vitórias.

Hoje nossa coluna traz um pequeno texto em que retrato as Irmãs Sacramentinas, e da qual faço parte tentando viver no meu dia a dia a espiritualidade no Grupo da Fraternidade Eucarística como leiga engajada. Não poderia deixar de homenagear essas mulheres que renunciaram tudo em favor do Reino de Deus, saindo pelo mundo afora. São discipulas missionárias espalhadas pelo mundo, temos filhas de nossa terra como Irmã Luzia, Irmã Janaina e Irmã Fátima, Irmã Neuriane que decidiram seguir o caminho e as pegadas do Padre Vigne e da Congregação, em nome delas dedico minha homenagem a todas.  

No ano de 1715, exatamente no dia 30 de novembro, nascia por intermédio do missionário Padre Vigne a congregação das Irmãs do Santíssimo Sacramento, as quais tem como carisma a Cruz e a Eucaristia e a missão. Tudo teve inicio na França e depois foi se espalhando pelos países da Europa, na América do Sul e África. Toda a sua fundamentação está baseada na Cruz e Eucaristia, duas fontes de amor que se irradia na vida de cada um que compõe a espiritualidade sacramentina: “Hóstia pro Hóstia”.

As Irmãs Sacramentinas estiveram presentes em nossa cidade por 35 anos, deixando um legado pastoral e de missão, criando lideranças, fazendo Jesus Cristo mais amado e conhecido por todos. O que dizer das Irmãs que passaram por aqui? Pessoas dedicadas e amantes de Jesus, não mediram esforços no que se refere a evangelização. Não existe outra palavra a não ser gratidão. Foram momentos de bençãos que ficaram arrigados na nossa história. Um texto seria pouco para elencar todo trabalho pastoral e missionário aqui dedicado. Mas a riqueza maior consiste em servir, mesmo diante das adversidades, por que é uma história única escrita por várias Irmãs com o único objetivo: “Sacramentinas eucarísticas e missionárias”. 

Parabéns pelos 305 anos de existência, por todo amor dedicado ao pobre, a educação, aos que necessitam de uma palavra, de um carinho, de um ombro amigo, de empatia e enfim de difundir o Reino de Deus.