quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

COLUNA DA JACQUELINE - OMOTENASHI.

OMOTENASHI.

 

No domingo que passou estava assistindo um documentário sobre o Japão e me chamou a atenção o comportamento do povo.


A polidez de cada cada gesto pode ser traduzida pela educação do povo, a limpeza das áreas públicas, a cortesia das atendentes das lojas, tudo isso me impressionou vivamente.


Comecei a pesquisar buscando entender o porquê de tanta boniteza.
Encontrei a palavra Omotenashi o que despertou minha curiosidade.
Omotenashi é uma expressão japonesa que significa: hospitalidade, servir, tratar bem.


Esse conceito está intimamente ligado à cultura do Japão e a excelência no atendimento no setor de hotelaria. Tudo é realizado de forma a garantir que o cliente esteja feliz. Honestidade, empatia, despretensão juntos num mesmo conceito.  


Representa toda uma filosofia de comportamento enraizada no dia a dia dos japoneses. Um encanto, uma coisa admirável. Significa procurar fazer o melhor possível sem segunda ou terceira intenção. Essa postura se reflete em expressões como a pontualidade do transporte público, a limpeza dos espaços comuns, a gentileza das atendentes de lojas, a luva branca dos motoristas de táxi e tantas outras atitudes. 


Fiquei a refletir como seria bom se praticássemos omotenashi aqui no Brasil. Com certeza , muita coisa haveria de mudar.


Encerro convidando aos queridos leitores a praticar omotenashi na sua casa, no seu trabalho, na sua vida. O efeito cascata dessa cultura fará o outro e cada um de nós muito mais feliz.


Como diz o provérbio Japonês: A força de vontade é capaz de furar até pedras.


Por uma humanidade melhor!
Jacqueline Braga