quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Estado de São Paulo vai entrar na fase vermelha da quarentena, com apenas atividades essenciais abertas.


Todo o estado de São Paulo vai entrar na fase vermelha da quarentena, considerada a mais restritiva. Conforme o jornal Folha de S.Paulo, o governador João Doria (PSDB) vai anunciar no início da tarde desta terça, 22, todos os detalhes. Na fase vermelha, é permitido o funcionamento apenas de atividades consideradas essenciais, como serviços de saúde e supermercados.

Ainda de acordo com o jornal, em reunião nesta manhã, o Centro de Contingência contra a pandemia está definindo em quais datas as medidas vigorarão, e se haverá mudanças em relação ao plano original.

O estado registrou, nas últimas quatro semanas, um salto de 54% nos casos e de 34% nos óbitos causados pela Covid-19. O governo teme uma explosão de infecções nas festas de Natal e Ano Novo - o índice de pessoas que se diz em quarentena caiu, neste mês, ao menor nível desde o início das medidas para conter a pandemia, em março.

Atualmente, todo o estado está na fase amarela, a intermediária entre as cinco, após ter passado 45 dias na fase verde, que permite todas as atividades desde que cumpridos protocolos de distanciamento social, restrição leve de horários e higiene.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.